Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2292 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que tem por fim avaliar o trabalho pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe. As investigações foram desenvolvidas ao longo da efetivação do currículo em dois tempos distintos, porém indissociáveis, definidos como tempo acadêmico (TA) e tempo comunidade (TO). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lançou mão de diferentes instrumentos de coleta de dados para dimensionar os meios e as formas que se processaram a fim de formar os professores que atuarão nas escolas rurais. Assim, foi aplicada a observação em sala de aula e na convivência entre os alunos, realizaram-se entrevistas, selecionou-se o memorial dos estudantes e, ainda, serviu-se dos diários de campos dos bolsistas que participaram deste projeto no período de 2008 a 2010. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico procura integrar a cultura vivida pelos grupos sociais do campo aos conhecimentos científicos das disciplinas de formação do professor. Identificaram-se, também, algumas dificuldades de ordem burocrática e acadêmica que prejudicaram severamente o cumprimento do projeto pedagógico do curso que, mesmo não sendo objeto de estudo desta pesquisa, foram consideradas devido às consequências negativas para a aprendizagem dos alunos. |
id |
UFS-3_947a0c34ff54f23a3141e97ca5ef31e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2292 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFSEste artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que tem por fim avaliar o trabalho pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe. As investigações foram desenvolvidas ao longo da efetivação do currículo em dois tempos distintos, porém indissociáveis, definidos como tempo acadêmico (TA) e tempo comunidade (TO). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lançou mão de diferentes instrumentos de coleta de dados para dimensionar os meios e as formas que se processaram a fim de formar os professores que atuarão nas escolas rurais. Assim, foi aplicada a observação em sala de aula e na convivência entre os alunos, realizaram-se entrevistas, selecionou-se o memorial dos estudantes e, ainda, serviu-se dos diários de campos dos bolsistas que participaram deste projeto no período de 2008 a 2010. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico procura integrar a cultura vivida pelos grupos sociais do campo aos conhecimentos científicos das disciplinas de formação do professor. Identificaram-se, também, algumas dificuldades de ordem burocrática e acadêmica que prejudicaram severamente o cumprimento do projeto pedagógico do curso que, mesmo não sendo objeto de estudo desta pesquisa, foram consideradas devido às consequências negativas para a aprendizagem dos alunos.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/229210.20952/revtee.v0i0.2292Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-452358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2292/2014Bretas, Silvana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:55:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2292Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:55:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
title |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
spellingShingle |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS Bretas, Silvana Aparecida |
title_short |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
title_full |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
title_fullStr |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
title_full_unstemmed |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
title_sort |
Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS |
author |
Bretas, Silvana Aparecida |
author_facet |
Bretas, Silvana Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bretas, Silvana Aparecida |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que tem por fim avaliar o trabalho pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe. As investigações foram desenvolvidas ao longo da efetivação do currículo em dois tempos distintos, porém indissociáveis, definidos como tempo acadêmico (TA) e tempo comunidade (TO). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lançou mão de diferentes instrumentos de coleta de dados para dimensionar os meios e as formas que se processaram a fim de formar os professores que atuarão nas escolas rurais. Assim, foi aplicada a observação em sala de aula e na convivência entre os alunos, realizaram-se entrevistas, selecionou-se o memorial dos estudantes e, ainda, serviu-se dos diários de campos dos bolsistas que participaram deste projeto no período de 2008 a 2010. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico procura integrar a cultura vivida pelos grupos sociais do campo aos conhecimentos científicos das disciplinas de formação do professor. Identificaram-se, também, algumas dificuldades de ordem burocrática e acadêmica que prejudicaram severamente o cumprimento do projeto pedagógico do curso que, mesmo não sendo objeto de estudo desta pesquisa, foram consideradas devido às consequências negativas para a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2292 10.20952/revtee.v0i0.2292 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2292 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2292/2014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 27-45 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180950978560 |