Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Aires Guedes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Letícia Mara Diniz, Tomaz, Larissa Amaral Diniz, Dornelas, Natália Murta de Lima, Silva, Fernando César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972
Resumo: A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos.
id UFS-3_950fe0d98674b9bd8282a29b75300837
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5972
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da naturezaA telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/597210.20952/revtee.v10i23.5972Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-2082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fernanda Aires GuedesFerreira, Letícia Mara DinizTomaz, Larissa Amaral DinizDornelas, Natália Murta de LimaSilva, Fernando César2022-02-13T18:33:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5972Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
title Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
spellingShingle Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
Ferreira, Fernanda Aires Guedes
title_short Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
title_full Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
title_fullStr Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
title_full_unstemmed Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
title_sort Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
author Ferreira, Fernanda Aires Guedes
author_facet Ferreira, Fernanda Aires Guedes
Ferreira, Letícia Mara Diniz
Tomaz, Larissa Amaral Diniz
Dornelas, Natália Murta de Lima
Silva, Fernando César
author_role author
author2 Ferreira, Letícia Mara Diniz
Tomaz, Larissa Amaral Diniz
Dornelas, Natália Murta de Lima
Silva, Fernando César
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Aires Guedes
Ferreira, Letícia Mara Diniz
Tomaz, Larissa Amaral Diniz
Dornelas, Natália Murta de Lima
Silva, Fernando César
description A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972
10.20952/revtee.v10i23.5972
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.5972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181441712128