Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972 |
Resumo: | A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos. |
id |
UFS-3_950fe0d98674b9bd8282a29b75300837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5972 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da naturezaA telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/597210.20952/revtee.v10i23.5972Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-2082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fernanda Aires GuedesFerreira, Letícia Mara DinizTomaz, Larissa Amaral DinizDornelas, Natália Murta de LimaSilva, Fernando César2022-02-13T18:33:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5972Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
title |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
spellingShingle |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza Ferreira, Fernanda Aires Guedes |
title_short |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
title_full |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
title_fullStr |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
title_sort |
Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza |
author |
Ferreira, Fernanda Aires Guedes |
author_facet |
Ferreira, Fernanda Aires Guedes Ferreira, Letícia Mara Diniz Tomaz, Larissa Amaral Diniz Dornelas, Natália Murta de Lima Silva, Fernando César |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Letícia Mara Diniz Tomaz, Larissa Amaral Diniz Dornelas, Natália Murta de Lima Silva, Fernando César |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Aires Guedes Ferreira, Letícia Mara Diniz Tomaz, Larissa Amaral Diniz Dornelas, Natália Murta de Lima Silva, Fernando César |
description |
A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972 10.20952/revtee.v10i23.5972 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i23.5972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 199-208 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181441712128 |