AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6173 |
Resumo: | Na educação superior o gendramento do conhecimento se expressa na concentração de mulheres nas ciências humanas, sociais e da saúde; e dos homens nas ciências exatas, naturais e tecnológicas. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que objetivou analisar se e como as relações de gênero condicionam as escolhas de cursos superiores de estudantes do ensino médio. Para tanto, utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, através da aplicação de 456 questionários e realização de 20 entrevistas, abrangendo estudantes do 3º ano dos três turnos de uma escola pública de João Pessoa/PB, em 2012. A análise evidenciou que o gendramento das matérias escolares, áreas do conhecimento e cursos superiores persiste nas escolhas dos/as jovens, ainda que sejam notadas algumas mudanças. Constatou-se que preconceitos de gênero estão presentes na cultura e relações escolares, dificultando a desconstrução das dicotomias de gênero nas ocupações/profissões. |
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AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORESNa educação superior o gendramento do conhecimento se expressa na concentração de mulheres nas ciências humanas, sociais e da saúde; e dos homens nas ciências exatas, naturais e tecnológicas. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que objetivou analisar se e como as relações de gênero condicionam as escolhas de cursos superiores de estudantes do ensino médio. Para tanto, utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, através da aplicação de 456 questionários e realização de 20 entrevistas, abrangendo estudantes do 3º ano dos três turnos de uma escola pública de João Pessoa/PB, em 2012. A análise evidenciou que o gendramento das matérias escolares, áreas do conhecimento e cursos superiores persiste nas escolhas dos/as jovens, ainda que sejam notadas algumas mudanças. Constatou-se que preconceitos de gênero estão presentes na cultura e relações escolares, dificultando a desconstrução das dicotomias de gênero nas ocupações/profissões.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/617310.20952/revtee.v10i22.6173Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 47-58Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 47-58Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 47-58Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 47-582358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6173/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Érica Jaqueline SoaresCarvalho, Maria Eulina Pessoa deRabay, Glória2022-02-11T13:01:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6173Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:01:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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