Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugênio, Benedito Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Andirana Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3964
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma investigação de cunho qualitativo que objetivou compreender de que forma os conteúdos sobre o negro são tratados no livro didático de História dos anos iniciais do ensino fundamental. A recolha dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória em livros didáticos de História empregados em escolas municipais de Vitó- ria da Conquista-Ba. Observamos que apesar de ter sido constatado que a maioria das obras analisadas já trata a temática valorizando as questões culturais, a maioria das imagens trazidas pelos livros remete o negro à visão de subalternos e sofredores, estando relacionado ao período da escravidão no Brasil. Esta visão acrítica, que trata somente dos valores culturais e dos constantes abusos cometidos em relação ao povo negro, não é suficiente para atender aos objetivos da lei 11645/08, isto é, a inclusão da obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva.
id UFS-3_a1b73e2ceab73215ca19b051703a15ef
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3964
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamentalO artigo apresenta os resultados de uma investigação de cunho qualitativo que objetivou compreender de que forma os conteúdos sobre o negro são tratados no livro didático de História dos anos iniciais do ensino fundamental. A recolha dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória em livros didáticos de História empregados em escolas municipais de Vitó- ria da Conquista-Ba. Observamos que apesar de ter sido constatado que a maioria das obras analisadas já trata a temática valorizando as questões culturais, a maioria das imagens trazidas pelos livros remete o negro à visão de subalternos e sofredores, estando relacionado ao período da escravidão no Brasil. Esta visão acrítica, que trata somente dos valores culturais e dos constantes abusos cometidos em relação ao povo negro, não é suficiente para atender aos objetivos da lei 11645/08, isto é, a inclusão da obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396410.20952/revtee.v0i0.3964Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-2562358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3964/3320Eugênio, Benedito GonçalvesLima, Andirana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:37Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3964Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:37Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
title Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
Eugênio, Benedito Gonçalves
title_short Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
author Eugênio, Benedito Gonçalves
author_facet Eugênio, Benedito Gonçalves
Lima, Andirana Oliveira
author_role author
author2 Lima, Andirana Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugênio, Benedito Gonçalves
Lima, Andirana Oliveira
description O artigo apresenta os resultados de uma investigação de cunho qualitativo que objetivou compreender de que forma os conteúdos sobre o negro são tratados no livro didático de História dos anos iniciais do ensino fundamental. A recolha dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória em livros didáticos de História empregados em escolas municipais de Vitó- ria da Conquista-Ba. Observamos que apesar de ter sido constatado que a maioria das obras analisadas já trata a temática valorizando as questões culturais, a maioria das imagens trazidas pelos livros remete o negro à visão de subalternos e sofredores, estando relacionado ao período da escravidão no Brasil. Esta visão acrítica, que trata somente dos valores culturais e dos constantes abusos cometidos em relação ao povo negro, não é suficiente para atender aos objetivos da lei 11645/08, isto é, a inclusão da obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3964
10.20952/revtee.v0i0.3964
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3964
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3964/3320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 247-256
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181346291712