Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Download full: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269 |
Summary: | O presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana. |
id |
UFS-3_a8367d8e859df206b2f158ee33309def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3269 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencialO presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/326910.20952/revtee.v0i0.3269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-2242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269/2888Coelho, Carla Jeane HelfemstellerOliveira, Liziane Paixão SilvaJohann, Jorge RenatoGomes, Claudia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3269Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
title |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
spellingShingle |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial Coelho, Carla Jeane Helfemsteller |
title_short |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
title_full |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
title_fullStr |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
title_full_unstemmed |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
title_sort |
Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial |
author |
Coelho, Carla Jeane Helfemsteller |
author_facet |
Coelho, Carla Jeane Helfemsteller Oliveira, Liziane Paixão Silva Johann, Jorge Renato Gomes, Claudia Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Liziane Paixão Silva Johann, Jorge Renato Gomes, Claudia Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Carla Jeane Helfemsteller Oliveira, Liziane Paixão Silva Johann, Jorge Renato Gomes, Claudia Santos |
description |
O presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269 10.20952/revtee.v0i0.3269 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269/2888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1789435224532189184 |