Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial

Bibliographic Details
Main Author: Coelho, Carla Jeane Helfemsteller
Publication Date: 2014
Other Authors: Oliveira, Liziane Paixão Silva, Johann, Jorge Renato, Gomes, Claudia Santos
Format: Article
Language: por
Source: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Download full: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269
Summary: O presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana.
id UFS-3_a8367d8e859df206b2f158ee33309def
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3269
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencialO presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/326910.20952/revtee.v0i0.3269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-2242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269/2888Coelho, Carla Jeane HelfemstellerOliveira, Liziane Paixão SilvaJohann, Jorge RenatoGomes, Claudia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3269Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
title Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
spellingShingle Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
Coelho, Carla Jeane Helfemsteller
title_short Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
title_full Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
title_fullStr Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
title_full_unstemmed Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
title_sort Ética em uma perspectiva sistêmica e vivencial
author Coelho, Carla Jeane Helfemsteller
author_facet Coelho, Carla Jeane Helfemsteller
Oliveira, Liziane Paixão Silva
Johann, Jorge Renato
Gomes, Claudia Santos
author_role author
author2 Oliveira, Liziane Paixão Silva
Johann, Jorge Renato
Gomes, Claudia Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Carla Jeane Helfemsteller
Oliveira, Liziane Paixão Silva
Johann, Jorge Renato
Gomes, Claudia Santos
description O presente artigo apresenta a ética a partir de uma abordagem sistêmica e vivencial estabelecendo a relação entre ética e educação como trama indissociável. Toma como foco as atitudes e posturas dos indivíduos, considerando que tais aspectos se desenvolvem mediados pelos processos educativos e correspondem aos comportamentos que podem ou não retratar um compromisso ético. Colocando em diálogo as ideias do filósofo Emmanuel Levinas (1980), com autores da Teoria Sistêmica, tais como Edgar Morin (2007), Humberto Maturana (1997) e Rolando Toro Araneda (2002), trata da educação num sentido amplo: enquanto fenômeno eminentemente humano, dinâmico e complexo, que ocorre em toda parte através das relações de convivência entre as pessoas; e da ética, numa perspectiva sistêmica e da complexidade, enquanto possibilidade de relações, considerando a ambiguidade humana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269
10.20952/revtee.v0i0.3269
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3269/2888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 213-224
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1789435224532189184