Bases da arquitetura discursiva que assentaram a invenção da infância na modernidade
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17963 |
Resumo: | Nos propomos a escrever esse texto buscando retomar a discussão das bases da arquitetura discursiva que assentaram a infância no mundo moderno ocidental, tendo grande inspiração no legado do pensamento Iluminista dos séculos XVIII e XIX. Trata-se de traçar um panorama histórico para entender como o sentimento de infância foi se constituindo, isto é, partimos do entendimento de que um estudo das infâncias e os acontecimentos que a ela se associam precisam focalizar não no que elas são, mas nas condições de possibilidade para que se constituíssem de tal modo. Assim, coloca-se em movimento a partir de quatro arquiteturas discursivas: pesquisa de Philippe Ariès e as críticas foucaultianas; a pedagogização do sexo da criança; a pedagogia moderna; e, por fim, uma discussão se haveria a morte da infância constituída na Modernidade. |
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Bases da arquitetura discursiva que assentaram a invenção da infância na modernidadeBases de la arquitectura discursiva que asentaron la invención de la infancia en la modernidadBases of discursive architecture that settled the invention of childhood in modernityChildhoodModernityInventionDeathInfanciaInvenciónMuerteModernidadInfânciaInvençãoModernidadeMorteNos propomos a escrever esse texto buscando retomar a discussão das bases da arquitetura discursiva que assentaram a infância no mundo moderno ocidental, tendo grande inspiração no legado do pensamento Iluminista dos séculos XVIII e XIX. Trata-se de traçar um panorama histórico para entender como o sentimento de infância foi se constituindo, isto é, partimos do entendimento de que um estudo das infâncias e os acontecimentos que a ela se associam precisam focalizar não no que elas são, mas nas condições de possibilidade para que se constituíssem de tal modo. Assim, coloca-se em movimento a partir de quatro arquiteturas discursivas: pesquisa de Philippe Ariès e as críticas foucaultianas; a pedagogização do sexo da criança; a pedagogia moderna; e, por fim, uma discussão se haveria a morte da infância constituída na Modernidade.We propose to write this text seeking to resume the discussion of the bases of discursive architecture that settled childhood in the modern Western world, taking great inspiration in the legacy of Enlightenment thought of the 18th and 19th centuries. that they are, but under the conditions of possibility for them to be constituted in such a way. Thus, it is set in motion from four discursive architectures: research by Philippe Ariès and foucaultian criticisms; the pedagogization of the child's sex; modern pedagogy; and, finally, a discussion of whether there would be the death of childhood constituted in modernity.Proponemos escribir este texto buscando retomar la discusión de las bases de la arquitectura discursiva que asentó la infancia en el mundo occidental moderno, tomando gran inspiración en el legado del pensamiento de la Ilustración de los siglos 18 y 19. que lo son, pero en las condiciones de posibilidad de que se constituyan de tal manera. Así, se pone en marcha a partir de cuatro arquitecturas discursivas: la investigación de Philippe Ariès y la crítica foucaultiana; la pedagogización del sexo del niño; pedagogía moderna; y, finalmente, una discusión sobre si habría la muerte de la infancia constituida en la modernidad.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1796310.20952/revtee.v15i34.17963Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17963Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17963Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17963Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e179632358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17963/13305https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17963/14019Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHabowski, Adilson CristianoRatto, Cleber Gibbon2023-06-08T19:37:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17963Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T19:37:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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