Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarat, Magda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Míria Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2951
Resumo: O artigo apresenta reflexões construídas nas trajetórias de duas professoras de Pedagogia de uma universidade pública localizada no interior da Região Centro Oeste e tem como foco pesquisa de Mestrado em Educação. A investigação realizou-se com professoras da Educação Infantil e objetivou conhecer e compreender como vivenciaram/construíram concepções de gênero e sexualidade nas diversas relações interpessoais, nos espaços privado e público, uma vez que foram educadas e cuidadas para corresponderem aos comportamentos “ditos” de meninas, conforme padrões sociais e históricos dominantes. A metodologia efetuou-se com estudos em autores que discutem a infância, a Educação Infantil e interfaces com os temas gênero e sexualidade e usou-se a História Oral Temática, quando se registraram as memórias de infância. Nas análises evidenciaram-se aprendizados permeados por silêncios; cuidados e educação buscando uma feminilidade exigida como legítima, assim como uma forma considerada “normal” de sexualidade. Constatou-se que assertivas das diferenças de gêneros, de lugares previstos para meninas/meninos fizeram parte da infância das colaboradoras da pesquisa.
id UFS-3_b5768544457f373f61e29f4449cc7b16
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2951
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninasO artigo apresenta reflexões construídas nas trajetórias de duas professoras de Pedagogia de uma universidade pública localizada no interior da Região Centro Oeste e tem como foco pesquisa de Mestrado em Educação. A investigação realizou-se com professoras da Educação Infantil e objetivou conhecer e compreender como vivenciaram/construíram concepções de gênero e sexualidade nas diversas relações interpessoais, nos espaços privado e público, uma vez que foram educadas e cuidadas para corresponderem aos comportamentos “ditos” de meninas, conforme padrões sociais e históricos dominantes. A metodologia efetuou-se com estudos em autores que discutem a infância, a Educação Infantil e interfaces com os temas gênero e sexualidade e usou-se a História Oral Temática, quando se registraram as memórias de infância. Nas análises evidenciaram-se aprendizados permeados por silêncios; cuidados e educação buscando uma feminilidade exigida como legítima, assim como uma forma considerada “normal” de sexualidade. Constatou-se que assertivas das diferenças de gêneros, de lugares previstos para meninas/meninos fizeram parte da infância das colaboradoras da pesquisa.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/295110.20952/revtee.v0i0.2951Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-562358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2951/2598Sarat, MagdaCampos, Míria Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2951Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
title Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
spellingShingle Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
Sarat, Magda
title_short Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
title_full Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
title_fullStr Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
title_full_unstemmed Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
title_sort Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas
author Sarat, Magda
author_facet Sarat, Magda
Campos, Míria Izabel
author_role author
author2 Campos, Míria Izabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarat, Magda
Campos, Míria Izabel
description O artigo apresenta reflexões construídas nas trajetórias de duas professoras de Pedagogia de uma universidade pública localizada no interior da Região Centro Oeste e tem como foco pesquisa de Mestrado em Educação. A investigação realizou-se com professoras da Educação Infantil e objetivou conhecer e compreender como vivenciaram/construíram concepções de gênero e sexualidade nas diversas relações interpessoais, nos espaços privado e público, uma vez que foram educadas e cuidadas para corresponderem aos comportamentos “ditos” de meninas, conforme padrões sociais e históricos dominantes. A metodologia efetuou-se com estudos em autores que discutem a infância, a Educação Infantil e interfaces com os temas gênero e sexualidade e usou-se a História Oral Temática, quando se registraram as memórias de infância. Nas análises evidenciaram-se aprendizados permeados por silêncios; cuidados e educação buscando uma feminilidade exigida como legítima, assim como uma forma considerada “normal” de sexualidade. Constatou-se que assertivas das diferenças de gêneros, de lugares previstos para meninas/meninos fizeram parte da infância das colaboradoras da pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2951
10.20952/revtee.v0i0.2951
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2951
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2951/2598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 45-56
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180982435840