Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939 |
Resumo: | Neste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’. |
id |
UFS-3_b5e719a9b3dfc8273c0dd56abf4989e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3939 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisaNeste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/393910.20952/revtee.v0i0.3939Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-502358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939/3302Pereira, Marsílvio GonçalvesTrivelato, Sílvia Luzia Frateschiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:06:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3939Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:06:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
title |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
spellingShingle |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa Pereira, Marsílvio Gonçalves |
title_short |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
title_full |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
title_fullStr |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
title_sort |
Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa |
author |
Pereira, Marsílvio Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Marsílvio Gonçalves Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi |
author_role |
author |
author2 |
Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marsílvio Gonçalves Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi |
description |
Neste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939 10.20952/revtee.v0i0.3939 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939/3302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181329514496 |