Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939
Resumo: Neste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’.
id UFS-3_b5e719a9b3dfc8273c0dd56abf4989e0
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3939
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisaNeste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/393910.20952/revtee.v0i0.3939Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-502358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939/3302Pereira, Marsílvio GonçalvesTrivelato, Sílvia Luzia Frateschiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:06:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3939Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:06:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
title Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
spellingShingle Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
Pereira, Marsílvio Gonçalves
title_short Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
title_full Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
title_fullStr Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
title_full_unstemmed Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
title_sort Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa
author Pereira, Marsílvio Gonçalves
author_facet Pereira, Marsílvio Gonçalves
Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi
author_role author
author2 Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marsílvio Gonçalves
Trivelato, Sílvia Luzia Frateschi
description Neste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939
10.20952/revtee.v0i0.3939
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3939/3302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 37-50
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181329514496