Do “trabalho prático” a “aula estágio”: a Didática Geral na Faculdade Católica de Filosofia Sergipe (1954-1962)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2259 |
Resumo: | O presente trabalho investiga a disciplina de Didática Geral pertencente ao curso de Didática da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, no recorte temporal de 1954 até 1962 – período de implantação e extinção do curso −, com o objetivo de analisar os saberes transmitidos naquela disciplina crucial na formação de professores. O curso de Didática correspondia ao “+1” do chamado “3+1”, no qual os discentes estudavam três anos para obter o título de bacharel, que, somado a um ano de licenciatura, os tornaria licenciados. Modelo utilizado para formar professores desde 1939 e que continuou sendo empregado em instituições de ensino superior dos diferentes locais do país até o início de 1960. Nesse sentido, pensamos que essa investigação acerca da disciplina Didática Geral pode fornecer um diferente olhar sobre o que estudavam os docentes no seu processo de formação acadêmica em meados do século XX |
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Do “trabalho prático” a “aula estágio”: a Didática Geral na Faculdade Católica de Filosofia Sergipe (1954-1962)O presente trabalho investiga a disciplina de Didática Geral pertencente ao curso de Didática da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, no recorte temporal de 1954 até 1962 – período de implantação e extinção do curso −, com o objetivo de analisar os saberes transmitidos naquela disciplina crucial na formação de professores. O curso de Didática correspondia ao “+1” do chamado “3+1”, no qual os discentes estudavam três anos para obter o título de bacharel, que, somado a um ano de licenciatura, os tornaria licenciados. Modelo utilizado para formar professores desde 1939 e que continuou sendo empregado em instituições de ensino superior dos diferentes locais do país até o início de 1960. Nesse sentido, pensamos que essa investigação acerca da disciplina Didática Geral pode fornecer um diferente olhar sobre o que estudavam os docentes no seu processo de formação acadêmica em meados do século XXRevista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/225910.20952/revtee.v0i0.2259Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 7 (2011): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2259/1930Oliveira, João Paulo Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:28:24Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2259Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:28:24Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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