Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941 |
Resumo: | Este trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação. |
id |
UFS-3_bbf16b81162c1a858d67b96c246924a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16941 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: Problematizing identities and differences: notes post-modern, “(pos)critical” and post-structuralist the school and the curriculum: Problematizando identidades y diferenciais: conformaciones post modernas, “(pos)críticas” y postestructuralistas sobre la escuela y el currículo: .CurriculumPost-structuralismPostmodernitiesSchoolCurrículumEscuelaPost estructuralismoPostmodernidadCurrículoEscolaPós-estruturalismoPós-modernidadeEste trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação.This article is based on a correlation of bibliographic sources under a qualitative approach, influenced by postmodern society and poststructuralist discussions of knowledge in their descriptions and analyses. Concepts and effects of identities and differences are discussed, as well as their possible conformations in the postmodern school and in the “(post)critical” and poststructuralist curriculum. It is concluded that in post-modernity, the subject assumes different identities from different influences, and the school is an important place for the problematization and construction of this movement, including inside the power relations towards difference. A "(post)critical" curriculum is defended, which does not oppose critical pedagogies and post-critical pedagogies, nor constrain their possible approaches and potential against hegemonic, fighting against social injustices and fostering (trans)formations and/or pluralization of identities . Furthermore, in this curriculum, in addition to broadly considering postmodern issues, post-structuralist issues are also considered, especially with regard to schools and the curriculum itself as practices of meaning and representation.Se organiza una correlación de fuentes bibliográficas sobre un aborgaje cualitativa, influenciada por las discusiones postmodernidad de sociedad y postestructuralistas del conocimiento en sus descripciones y análisis. Problematiza conceptos y efectos de identidades y diferencias, bien como sus posibles conformaciones en relación a la escuela postmoderna y al currículum “(poscrítico)” y postestructuralista. Además se concluye que en la postmodernidad, el sujeto tiene identidades distintas, donde la escuela es un sitio importante para la problematización y construcción de este movimiento, incluso en las relaciones de poder con la diferencia. Hay que defender un currículum “(post)crítico”, que no se oponga a pedagogías críticas y pedagogías postcríticas, tampoco constreñir sus posibles cercanías y potencialidades contra la hegemonía a combatir las injusticias sociales y fomentadoras de las (trans)formaciones y/o pluralización de las identidades. Mientras, en ese currículum además de considerar la amplitud de las cuestiones postmodernas, hay que considerarse también las cuestiones postestructuralistas, en especial lo que dicen a respecto de las escuelas y al própio currículum como prácticas de significación y de representación.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694110.20952/revtee.v15i34.16941Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e164912358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/12647https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/13977Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deRossi, Marcos Antônio 2023-06-06T18:31:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16941Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T18:31:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: Problematizing identities and differences: notes post-modern, “(pos)critical” and post-structuralist the school and the curriculum: Problematizando identidades y diferenciais: conformaciones post modernas, “(pos)críticas” y postestructuralistas sobre la escuela y el currículo: . |
title |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
spellingShingle |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: Sousa, Galdino Rodrigues de Curriculum Post-structuralism Postmodernities School Currículum Escuela Post estructuralismo Postmodernidad Currículo Escola Pós-estruturalismo Pós-modernidade |
title_short |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
title_full |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
title_fullStr |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
title_full_unstemmed |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
title_sort |
Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: |
author |
Sousa, Galdino Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Galdino Rodrigues de Rossi, Marcos Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Marcos Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Galdino Rodrigues de Rossi, Marcos Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Post-structuralism Postmodernities School Currículum Escuela Post estructuralismo Postmodernidad Currículo Escola Pós-estruturalismo Pós-modernidade |
topic |
Curriculum Post-structuralism Postmodernities School Currículum Escuela Post estructuralismo Postmodernidad Currículo Escola Pós-estruturalismo Pós-modernidade |
description |
Este trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941 10.20952/revtee.v15i34.16941 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.16941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/12647 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/13977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16491 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184710123520 |