Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Galdino Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rossi, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941
Resumo: Este trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação.
id UFS-3_bbf16b81162c1a858d67b96c246924a9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16941
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo: Problematizing identities and differences: notes post-modern, “(pos)critical” and post-structuralist the school and the curriculum: Problematizando identidades y diferenciais: conformaciones post modernas, “(pos)críticas” y postestructuralistas sobre la escuela y el currículo: .CurriculumPost-structuralismPostmodernitiesSchoolCurrículumEscuelaPost estructuralismoPostmodernidadCurrículoEscolaPós-estruturalismoPós-modernidadeEste trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação.This article is  based on  a correlation of bibliographic sources under a qualitative approach, influenced by postmodern society and poststructuralist discussions of knowledge in their descriptions and analyses. Concepts and effects of identities and differences are discussed, as well as their possible conformations in the postmodern school and in the “(post)critical” and poststructuralist curriculum. It is concluded that in post-modernity, the subject assumes different identities from different influences, and the school is an important place for the problematization and construction of this movement, including inside the power relations towards difference. A "(post)critical" curriculum is defended, which does not oppose critical pedagogies and post-critical pedagogies, nor constrain their possible approaches and potential against hegemonic, fighting against social injustices and fostering (trans)formations and/or pluralization of identities . Furthermore, in this curriculum, in addition to broadly considering postmodern issues, post-structuralist issues are also considered, especially with regard to schools and the curriculum itself as practices of meaning and representation.Se organiza una correlación de fuentes bibliográficas sobre un aborgaje cualitativa, influenciada por las discusiones postmodernidad de sociedad y postestructuralistas del conocimiento en sus descripciones y análisis. Problematiza conceptos y efectos de identidades y diferencias, bien como sus posibles conformaciones en relación a la escuela postmoderna y al currículum “(poscrítico)” y postestructuralista. Además se concluye que en la postmodernidad, el sujeto tiene identidades distintas, donde la escuela es un sitio importante para la problematización y construcción de este movimiento, incluso en las relaciones de poder con la diferencia. Hay que defender un currículum “(post)crítico”, que no se oponga a pedagogías críticas y pedagogías postcríticas, tampoco constreñir sus posibles cercanías y potencialidades contra la hegemonía a combatir las injusticias sociales y fomentadoras de las (trans)formaciones y/o pluralización de las identidades. Mientras, en ese currículum además de considerar la amplitud de las cuestiones postmodernas, hay que considerarse también las cuestiones postestructuralistas, en especial lo que dicen a respecto de las escuelas y al própio currículum como prácticas de significación y de representación.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694110.20952/revtee.v15i34.16941Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e164912358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/12647https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/13977Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deRossi, Marcos Antônio 2023-06-06T18:31:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16941Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T18:31:55Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
Problematizing identities and differences: notes post-modern, “(pos)critical” and post-structuralist the school and the curriculum:
Problematizando identidades y diferenciais: conformaciones post modernas, “(pos)críticas” y postestructuralistas sobre la escuela y el currículo: .
title Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
spellingShingle Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
Sousa, Galdino Rodrigues de
Curriculum
Post-structuralism
Postmodernities
School
Currículum
Escuela
Post estructuralismo
Postmodernidad
Currículo
Escola
Pós-estruturalismo
Pós-modernidade
title_short Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
title_full Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
title_fullStr Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
title_full_unstemmed Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
title_sort Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo:
author Sousa, Galdino Rodrigues de
author_facet Sousa, Galdino Rodrigues de
Rossi, Marcos Antônio
author_role author
author2 Rossi, Marcos Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Galdino Rodrigues de
Rossi, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum
Post-structuralism
Postmodernities
School
Currículum
Escuela
Post estructuralismo
Postmodernidad
Currículo
Escola
Pós-estruturalismo
Pós-modernidade
topic Curriculum
Post-structuralism
Postmodernities
School
Currículum
Escuela
Post estructuralismo
Postmodernidad
Currículo
Escola
Pós-estruturalismo
Pós-modernidade
description Este trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941
10.20952/revtee.v15i34.16941
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.16941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/12647
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16941/13977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16491
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16491
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184710123520