Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alfrancio Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2958
Resumo: O objetivo desse artigo é refletir, a partir de uma revisão da literatura, como as práticas escolares contemporâneas estão a educar os corpos de meninos e meninas para produzirem as diferenças. Discutem-se as questões do gênero e do corpo como um campo e de relações de poder que influenciam as experiências e expectativas de representação do erotismo, da sexualidade e do corpo. Na tentativa de mostrar a necessidade de incluir o princípio da coeducação para ampliação das relações de gênero nas práticas educativas, bem como as desigualdades no campo da educação.
id UFS-3_bd2d1e1036049e38701d2e8f08848fcf
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2958
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?O objetivo desse artigo é refletir, a partir de uma revisão da literatura, como as práticas escolares contemporâneas estão a educar os corpos de meninos e meninas para produzirem as diferenças. Discutem-se as questões do gênero e do corpo como um campo e de relações de poder que influenciam as experiências e expectativas de representação do erotismo, da sexualidade e do corpo. Na tentativa de mostrar a necessidade de incluir o princípio da coeducação para ampliação das relações de gênero nas práticas educativas, bem como as desigualdades no campo da educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/295810.20952/revtee.v0i0.2958Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-1122358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2958/2603Dias, Alfrancio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2958Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
title Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
spellingShingle Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
Dias, Alfrancio Ferreira
title_short Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
title_full Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
title_fullStr Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
title_full_unstemmed Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
title_sort Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?
author Dias, Alfrancio Ferreira
author_facet Dias, Alfrancio Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alfrancio Ferreira
description O objetivo desse artigo é refletir, a partir de uma revisão da literatura, como as práticas escolares contemporâneas estão a educar os corpos de meninos e meninas para produzirem as diferenças. Discutem-se as questões do gênero e do corpo como um campo e de relações de poder que influenciam as experiências e expectativas de representação do erotismo, da sexualidade e do corpo. Na tentativa de mostrar a necessidade de incluir o princípio da coeducação para ampliação das relações de gênero nas práticas educativas, bem como as desigualdades no campo da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2958
10.20952/revtee.v0i0.2958
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2958
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2958/2603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 103-112
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180989775872