Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo. |
id |
UFS-3_bf8b432727c27ad9264dfa06cfa440db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5600 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento ComplexoEste artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/560010.20952/revtee.v9i19.5600Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-1282358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600/4616Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrankiv, Marianna AngoneseDomingues, Soraya Corrêa2022-02-11T14:58:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5600Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:58:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
title |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
spellingShingle |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo Frankiv, Marianna Angonese |
title_short |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
title_full |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
title_fullStr |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
title_full_unstemmed |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
title_sort |
Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo |
author |
Frankiv, Marianna Angonese |
author_facet |
Frankiv, Marianna Angonese Domingues, Soraya Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Soraya Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frankiv, Marianna Angonese Domingues, Soraya Corrêa |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600 10.20952/revtee.v9i19.5600 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i19.5600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600/4616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181411303424 |