Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frankiv, Marianna Angonese
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Domingues, Soraya Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.
id UFS-3_bf8b432727c27ad9264dfa06cfa440db
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5600
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento ComplexoEste artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/560010.20952/revtee.v9i19.5600Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-1282358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600/4616Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrankiv, Marianna AngoneseDomingues, Soraya Corrêa2022-02-11T14:58:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5600Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:58:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
title Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
spellingShingle Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
Frankiv, Marianna Angonese
title_short Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
title_full Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
title_fullStr Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
title_full_unstemmed Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
title_sort Desinteresse e Proposições para Escola Atual: Contribuições do Pensamento Complexo
author Frankiv, Marianna Angonese
author_facet Frankiv, Marianna Angonese
Domingues, Soraya Corrêa
author_role author
author2 Domingues, Soraya Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frankiv, Marianna Angonese
Domingues, Soraya Corrêa
description Este artigo tem por objetivo discutir o arcabouço teórico utilizado como subsídio para analisar os motivos do desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelo estudo, considerando sua cultura, permeada pela condição pós- -moderna, na qual a escola também se insere. A prática consumista e a “era digital” dão importantes indícios do visível desinteresse na escola, que permanece com currículos e tempos engessados. Este estudo se baseou em quatro elementos de análise: currículo escolar; tempo/ espaço pedagógico; conteúdos escolares e relação aluno- -professor. Optou-se para este diagnóstico e estudo um levantamento bibliográfico. Por fim, buscou-se como possibilidade de uma escola ressignificada alguns elementos relevantes que o pensamento complexo traz, entre eles, a reforma radical do pensamento e a transdisciplinariedade, todos embasadas pelo idealizador do pensamento complexo: Edgar Morin e seu estudioso Martinazzo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600
10.20952/revtee.v9i19.5600
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i19.5600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5600/4616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 113-128
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181411303424