Cinema e educação para além do conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Linhares, Ronaldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves de Ávila, Éverton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6335
Resumo: O presente artigo tem com o objetivo analisar a relação entre cinema educação e a formação de educadores. Procurou-se investigar a possibilidade da mediação, da decodificação e da representação do cinema como exercício cognitivo de aprender para além dos conteúdos disciplinares. Para isso percorreu-se conceitos de Cotidiano, Subjetividade, Representações Sociais, a partir de pensadores como Hall, Heller e Moscovici. A partir de pesquisa quali-quantitativa com professores do curso de Pedagogia em três instituições de Ensino Superior no Estado e com professores do Curso de História de uma universidade privada de Sergipe, buscou verificar se o cinema é utilizado em sala de aula, quais os filmes preferencialmente trabalhados e quais os procedimentos de escolha desses filmes para o processo de aprendizagem. Concluiu-se que as aproximações do cinema e da educação são múltiplas e complexas, extrapolando a simples associação do filme ao conteúdo e permitindo, através da aná- lise fílmica, um amplo processo de percepção e reflexão sobre os saberes e as práticas cotidianas das representações sociais e do processo de construção de subjetividades da linguagem cinematográfica no espaço escolar.Palavras-chave: Educação/Cinema. Formação de Professores. Codificação/decodificação. Mediações. Representações Sociais
id UFS-3_c0acf3644fb8c894b72090811e37db92
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6335
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cinema e educação para além do conteúdoO presente artigo tem com o objetivo analisar a relação entre cinema educação e a formação de educadores. Procurou-se investigar a possibilidade da mediação, da decodificação e da representação do cinema como exercício cognitivo de aprender para além dos conteúdos disciplinares. Para isso percorreu-se conceitos de Cotidiano, Subjetividade, Representações Sociais, a partir de pensadores como Hall, Heller e Moscovici. A partir de pesquisa quali-quantitativa com professores do curso de Pedagogia em três instituições de Ensino Superior no Estado e com professores do Curso de História de uma universidade privada de Sergipe, buscou verificar se o cinema é utilizado em sala de aula, quais os filmes preferencialmente trabalhados e quais os procedimentos de escolha desses filmes para o processo de aprendizagem. Concluiu-se que as aproximações do cinema e da educação são múltiplas e complexas, extrapolando a simples associação do filme ao conteúdo e permitindo, através da aná- lise fílmica, um amplo processo de percepção e reflexão sobre os saberes e as práticas cotidianas das representações sociais e do processo de construção de subjetividades da linguagem cinematográfica no espaço escolar.Palavras-chave: Educação/Cinema. Formação de Professores. Codificação/decodificação. Mediações. Representações SociaisRevista Tempos e Espaços em Educação2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/633510.20952/revtee.v10i21.6335Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-1002358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6335/5257Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Linhares, RonaldoGonçalves de Ávila, Éverton2022-02-11T13:38:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6335Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:38:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e educação para além do conteúdo
title Cinema e educação para além do conteúdo
spellingShingle Cinema e educação para além do conteúdo
Nunes Linhares, Ronaldo
title_short Cinema e educação para além do conteúdo
title_full Cinema e educação para além do conteúdo
title_fullStr Cinema e educação para além do conteúdo
title_full_unstemmed Cinema e educação para além do conteúdo
title_sort Cinema e educação para além do conteúdo
author Nunes Linhares, Ronaldo
author_facet Nunes Linhares, Ronaldo
Gonçalves de Ávila, Éverton
author_role author
author2 Gonçalves de Ávila, Éverton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Linhares, Ronaldo
Gonçalves de Ávila, Éverton
description O presente artigo tem com o objetivo analisar a relação entre cinema educação e a formação de educadores. Procurou-se investigar a possibilidade da mediação, da decodificação e da representação do cinema como exercício cognitivo de aprender para além dos conteúdos disciplinares. Para isso percorreu-se conceitos de Cotidiano, Subjetividade, Representações Sociais, a partir de pensadores como Hall, Heller e Moscovici. A partir de pesquisa quali-quantitativa com professores do curso de Pedagogia em três instituições de Ensino Superior no Estado e com professores do Curso de História de uma universidade privada de Sergipe, buscou verificar se o cinema é utilizado em sala de aula, quais os filmes preferencialmente trabalhados e quais os procedimentos de escolha desses filmes para o processo de aprendizagem. Concluiu-se que as aproximações do cinema e da educação são múltiplas e complexas, extrapolando a simples associação do filme ao conteúdo e permitindo, através da aná- lise fílmica, um amplo processo de percepção e reflexão sobre os saberes e as práticas cotidianas das representações sociais e do processo de construção de subjetividades da linguagem cinematográfica no espaço escolar.Palavras-chave: Educação/Cinema. Formação de Professores. Codificação/decodificação. Mediações. Representações Sociais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6335
10.20952/revtee.v10i21.6335
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6335
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i21.6335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6335/5257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 21 (2017): Janeiro-Abril; 89-100
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181464780800