BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: À CONTRAMÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM INOVADORES E INCLUSIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orrú, Sílvia Ester
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6828
Resumo: O texto trata da questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seus pressupostos enunciados sobre o que deve ser ensinado aos estudantes do Brasil pelas escolas de Educação Básica. Segundo o artigo 23 da LDBEN nº 9394/96, a Educação Básica pode se organizar de modos distintos e diversos para a promoção da educação. Essa abertura facultou às escolas com propostas de educação diferenciada a desenvolverem seus projetos pedagógicos fundamentados na autonomia, emancipação, liberdade, inovação e inclusão, tornando-se conhecidas como espaços de aprendizagem inovadores e inclusivos. Encontra-se, porém, na BNCC pressupostos que se apresentam opostos ao Art. 23, de modo a contrapor-se ao que vem sendo realizado por escolas que sustentam sua ação pedagógica pelo referido artigo.
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