Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Gabriel César Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Berlese, Denise Bolzan, Sanfelice, Gustavo Roese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380
Resumo: A pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 afetou de forma direta todas as áreas da sociedade e na educação não seria diferente. Diante da rápida disseminação do COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, trazendo à realidade o ensino remoto. O presente artigo tem como objetivo investigar as percepções dos profissionais de Educação Física sobre sua atuação docente em APAEs da região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia da Covid-19, bem como as expectativas sobre o retorno à presencialidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Foram investigados 4 profissionais graduados em Educação Física. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e anotações referente as expressões dos entrevistados durante a entrevista. Para análise dos resultados, foi utilizada a triangulação de métodos, articulando as respostas dos entrevistados, com diálogo com autores e, por fim, anotações durante as entrevistas. Concluiu-se que as APAEs investigadas não tinham infraestrutura para comportar o ensino remoto. Também se evidenciou que, durante a pandemia, o baixo investimento no setor educacional no Brasil e as desigualdades nos níveis de acesso às mídias sociais dificultaram o ensino remoto.
id UFS-3_cac706bc76a9c5eaafc94f7d068386f8
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17380
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemicPercepciones de los profesionales de educación física sobre su desempeño docente en APAES durante la pandemia del Coronavirus SARS COV 2Percepções do profissional de educação física sobre a sua atuação docente em APAES durante a pandemia do Coronavírus SARS COV 2APAEEducationPhysical EducationRemote teachingTeachersAPAEMaestrosEducaciónEducación FísicaEnseñanza a distanciaAPAEDocentesEducaçãoEducação FísicaEnsino remotoA pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 afetou de forma direta todas as áreas da sociedade e na educação não seria diferente. Diante da rápida disseminação do COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, trazendo à realidade o ensino remoto. O presente artigo tem como objetivo investigar as percepções dos profissionais de Educação Física sobre sua atuação docente em APAEs da região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia da Covid-19, bem como as expectativas sobre o retorno à presencialidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Foram investigados 4 profissionais graduados em Educação Física. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e anotações referente as expressões dos entrevistados durante a entrevista. Para análise dos resultados, foi utilizada a triangulação de métodos, articulando as respostas dos entrevistados, com diálogo com autores e, por fim, anotações durante as entrevistas. Concluiu-se que as APAEs investigadas não tinham infraestrutura para comportar o ensino remoto. Também se evidenciou que, durante a pandemia, o baixo investimento no setor educacional no Brasil e as desigualdades nos níveis de acesso às mídias sociais dificultaram o ensino remoto.The SARS-CoV-2 Coronavirus pandemic has directly affected all areas of society, and education would be no different. Facing the rapid dissemination of COVID-19, in-person classes were suspended, bringing remote teaching into reality. The present article aims to investigate the perceptions of Physical Education professionals about their teaching performance in APAEs in Vale do Sinos region, in Rio Grande do Sul, during the Covid-19 pandemic period, as well as their expectations about the return to in-person classes. The research has a qualitative approach. Four Physical Education graduates were investigated. As an instrument, a semistructured directed interview was used. For the analysis of the results, the triangulation of methods was used, articulating the answers of the interviewees, with dialog with authors and, finally, with the field diary built during the interviews. The conclusion was that the APAEs investigated did not have the infrastructure to support remote teaching. It was also evidenced that, during the pandemic, the low investment in the educational sector in Brazil and the inequalities in the levels of access to social media made remote teaching difficult.La pandemia de coronavirus SARS-CoV-2 afectó directamente a todos los ámbitos de la sociedad y la educación no sería diferente. Ante la rápida difusión de COVID-19, se suspendieron las clases presenciales, haciendo realidad la enseñanza a distancia. El presente artículo tuvo como objetivo investigar las percepciones de los profesionales de la Educación Física sobre su desempeño docente en las APAEs de la región de Vale do Sinos, en Rio Grande do Sul, durante el período de pandemia de Covid-19, así como las expectativas sobre el retorno a la enseñanza presencial. La investigación tiene un enfoque cualitativo. Se investigaron cuatro profesionales graduados en Educación Física. Como instrumento, se utilizó una entrevista dirigida semiestructurada. Para el análisis de los resultados, se utilizó la triangulación de métodos, articulando las respuestas de los entrevistados, con el diálogo con los autores y el diario de campo construido durante las entrevistas. Se llegó a la conclusión de que las APAE investigadas no tenían la infraestructura necesaria para apoyar la enseñanza a distancia. También fue evidente que, durante la pandemia, la escasa inversión en el sector educativo en Brasil y las desigualdades en los niveles de acceso a los medios de comunicación social dificultaron el aprendizaje a distancia.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1738010.20952/revtee.v15i34.17380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17380Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e173802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380/13061https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380/14011Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Gabriel César Silveira Berlese, Denise BolzanSanfelice, Gustavo Roese 2023-06-08T18:45:46Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17380Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T18:45:46Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
Percepciones de los profesionales de educación física sobre su desempeño docente en APAES durante la pandemia del Coronavirus SARS COV 2
Percepções do profissional de educação física sobre a sua atuação docente em APAES durante a pandemia do Coronavírus SARS COV 2
title Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
spellingShingle Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
Figueredo, Gabriel César Silveira
APAE
Education
Physical Education
Remote teaching
Teachers
APAE
Maestros
Educación
Educación Física
Enseñanza a distancia
APAE
Docentes
Educação
Educação Física
Ensino remoto
title_short Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
title_full Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
title_fullStr Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
title_full_unstemmed Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
title_sort Perceptions of physical education professionals about their teaching performance in APAES during the Coronavírus SARS-COV2 pandemic
author Figueredo, Gabriel César Silveira
author_facet Figueredo, Gabriel César Silveira
Berlese, Denise Bolzan
Sanfelice, Gustavo Roese
author_role author
author2 Berlese, Denise Bolzan
Sanfelice, Gustavo Roese
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo, Gabriel César Silveira
Berlese, Denise Bolzan
Sanfelice, Gustavo Roese
dc.subject.por.fl_str_mv APAE
Education
Physical Education
Remote teaching
Teachers
APAE
Maestros
Educación
Educación Física
Enseñanza a distancia
APAE
Docentes
Educação
Educação Física
Ensino remoto
topic APAE
Education
Physical Education
Remote teaching
Teachers
APAE
Maestros
Educación
Educación Física
Enseñanza a distancia
APAE
Docentes
Educação
Educação Física
Ensino remoto
description A pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 afetou de forma direta todas as áreas da sociedade e na educação não seria diferente. Diante da rápida disseminação do COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, trazendo à realidade o ensino remoto. O presente artigo tem como objetivo investigar as percepções dos profissionais de Educação Física sobre sua atuação docente em APAEs da região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia da Covid-19, bem como as expectativas sobre o retorno à presencialidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Foram investigados 4 profissionais graduados em Educação Física. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e anotações referente as expressões dos entrevistados durante a entrevista. Para análise dos resultados, foi utilizada a triangulação de métodos, articulando as respostas dos entrevistados, com diálogo com autores e, por fim, anotações durante as entrevistas. Concluiu-se que as APAEs investigadas não tinham infraestrutura para comportar o ensino remoto. Também se evidenciou que, durante a pandemia, o baixo investimento no setor educacional no Brasil e as desigualdades nos níveis de acesso às mídias sociais dificultaram o ensino remoto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380
10.20952/revtee.v15i34.17380
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380/13061
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17380/14011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17380
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17380
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17380
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17380
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184864264192