VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aldenise Cordeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Feldens, Dinamara Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação.  Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. 
id UFS-3_cba73a6f1aa56c875d073ba239eb845d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9666
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICAEsta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação.  Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/966610.20952/revtee.v11i01.9666Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 379-3922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aldenise CordeiroFeldens, Dinamara Garcia2022-02-09T22:11:49Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9666Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T22:11:49Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Santos, Aldenise Cordeiro
title_short VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Santos, Aldenise Cordeiro
author_facet Santos, Aldenise Cordeiro
Feldens, Dinamara Garcia
author_role author
author2 Feldens, Dinamara Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aldenise Cordeiro
Feldens, Dinamara Garcia
description Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação.  Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666
10.20952/revtee.v11i01.9666
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 379-392
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 379-392
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 379-392
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 379-392
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182281621504