VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação. Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. |
id |
UFS-3_cba73a6f1aa56c875d073ba239eb845d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9666 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICAEsta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação. Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/966610.20952/revtee.v11i01.9666Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 379-392Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 379-3922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aldenise CordeiroFeldens, Dinamara Garcia2022-02-09T22:11:49Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9666Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T22:11:49Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Santos, Aldenise Cordeiro |
title_short |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Santos, Aldenise Cordeiro |
author_facet |
Santos, Aldenise Cordeiro Feldens, Dinamara Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Feldens, Dinamara Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aldenise Cordeiro Feldens, Dinamara Garcia |
description |
Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação. Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666 10.20952/revtee.v11i01.9666 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i01.9666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9666/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 379-392 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 379-392 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 379-392 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 379-392 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182281621504 |