O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7884 |
Resumo: | O texto em tela objetiva apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre o uso do método (auto) biográfico e de histórias de vida na pesquisa em Educação a partir de um levantamento documental desenvolvido na Pós-Graduação em Educação de universidades públicas do Estado do Ceará. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental tendo como objeto de análise 114 dissertações e teses - do total de 1.158. Nesse ensejo, atentamos para as temáticas investigativas presentes nos estudos, bem como para as técnicas de coleta de dados e para o aporte teórico que fundamenta as produções acerca do método em discussão. Concluímos que o uso desse método investigativo na pesquisa educacional percorre por temáticas variadas, principalmente, pelos estudos nas áreas de História da Educação e da Formação de Professores. As técnicas de coleta de dados se assentam na entrevista e na análise documental. O aporte teórico aludido nas investigações se centraliza na literatura europeia. |
id |
UFS-3_d0c87bf0dfd853ae89003e0e37e8e419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7884 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃOO texto em tela objetiva apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre o uso do método (auto) biográfico e de histórias de vida na pesquisa em Educação a partir de um levantamento documental desenvolvido na Pós-Graduação em Educação de universidades públicas do Estado do Ceará. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental tendo como objeto de análise 114 dissertações e teses - do total de 1.158. Nesse ensejo, atentamos para as temáticas investigativas presentes nos estudos, bem como para as técnicas de coleta de dados e para o aporte teórico que fundamenta as produções acerca do método em discussão. Concluímos que o uso desse método investigativo na pesquisa educacional percorre por temáticas variadas, principalmente, pelos estudos nas áreas de História da Educação e da Formação de Professores. As técnicas de coleta de dados se assentam na entrevista e na análise documental. O aporte teórico aludido nas investigações se centraliza na literatura europeia. Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/788410.20952/revtee.v11i27.7884Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-1662358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7884/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson Augusto deAguiar, Ana Lúcia Oliveira2022-02-09T23:36:46Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7884Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:36:46Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Medeiros, Emerson Augusto de |
title_short |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E DE HISTÓRIAS DE VIDA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
author |
Medeiros, Emerson Augusto de |
author_facet |
Medeiros, Emerson Augusto de Aguiar, Ana Lúcia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Aguiar, Ana Lúcia Oliveira |
description |
O texto em tela objetiva apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre o uso do método (auto) biográfico e de histórias de vida na pesquisa em Educação a partir de um levantamento documental desenvolvido na Pós-Graduação em Educação de universidades públicas do Estado do Ceará. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental tendo como objeto de análise 114 dissertações e teses - do total de 1.158. Nesse ensejo, atentamos para as temáticas investigativas presentes nos estudos, bem como para as técnicas de coleta de dados e para o aporte teórico que fundamenta as produções acerca do método em discussão. Concluímos que o uso desse método investigativo na pesquisa educacional percorre por temáticas variadas, principalmente, pelos estudos nas áreas de História da Educação e da Formação de Professores. As técnicas de coleta de dados se assentam na entrevista e na análise documental. O aporte teórico aludido nas investigações se centraliza na literatura europeia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7884 10.20952/revtee.v11i27.7884 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7884 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i27.7884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7884/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 149-166 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181867433984 |