Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rempel, Claudete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grave, Magali Teresinha Quevedo, Fassina, Patrícia, Johann, Liana, Bitello, Adriana Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5594
Resumo: Metodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como princípio teórico a autonomia do discente. Tem-se como objetivo relatar as vivências de um grupo de professores da Univates com metodologias ativas. Os professores encontraram-se quinzenalmente para estudos, relatos e construção de propostas metodológicas ativas que foram utilizadas em suas aulas nos cursos de graduação. Os relatos de como foram conduzidas e avaliadas as atividades foram registrados e discutidos a partir de referenciais teóricos sobre Metodologias Ativas. O emprego de metodologias ativas, através de diferentes abordagens didáticas, como estudo dirigido, estudo de caso, mapa conceitual, problematização e portfólio, possibilitou a experimentação de um grupo de professores e favoreceu a autonomia dos alunos na busca do conhecimento. Conclui-se que a mudança no modo de agir do docente é possível e que o uso de metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo.
id UFS-3_d25eeafc11db3a5df6007da011ec58eb
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5594
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias AtivasMetodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como princípio teórico a autonomia do discente. Tem-se como objetivo relatar as vivências de um grupo de professores da Univates com metodologias ativas. Os professores encontraram-se quinzenalmente para estudos, relatos e construção de propostas metodológicas ativas que foram utilizadas em suas aulas nos cursos de graduação. Os relatos de como foram conduzidas e avaliadas as atividades foram registrados e discutidos a partir de referenciais teóricos sobre Metodologias Ativas. O emprego de metodologias ativas, através de diferentes abordagens didáticas, como estudo dirigido, estudo de caso, mapa conceitual, problematização e portfólio, possibilitou a experimentação de um grupo de professores e favoreceu a autonomia dos alunos na busca do conhecimento. Conclui-se que a mudança no modo de agir do docente é possível e que o uso de metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559410.20952/revtee.v9i19.5594Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-502358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5594/4610Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRempel, ClaudeteGrave, Magali Teresinha QuevedoFassina, PatríciaJohann, LianaBitello, Adriana Regina2022-02-11T14:49:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5594Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:49:19Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
title Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
spellingShingle Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
Rempel, Claudete
title_short Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
title_full Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
title_fullStr Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
title_full_unstemmed Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
title_sort Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas
author Rempel, Claudete
author_facet Rempel, Claudete
Grave, Magali Teresinha Quevedo
Fassina, Patrícia
Johann, Liana
Bitello, Adriana Regina
author_role author
author2 Grave, Magali Teresinha Quevedo
Fassina, Patrícia
Johann, Liana
Bitello, Adriana Regina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rempel, Claudete
Grave, Magali Teresinha Quevedo
Fassina, Patrícia
Johann, Liana
Bitello, Adriana Regina
description Metodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como princípio teórico a autonomia do discente. Tem-se como objetivo relatar as vivências de um grupo de professores da Univates com metodologias ativas. Os professores encontraram-se quinzenalmente para estudos, relatos e construção de propostas metodológicas ativas que foram utilizadas em suas aulas nos cursos de graduação. Os relatos de como foram conduzidas e avaliadas as atividades foram registrados e discutidos a partir de referenciais teóricos sobre Metodologias Ativas. O emprego de metodologias ativas, através de diferentes abordagens didáticas, como estudo dirigido, estudo de caso, mapa conceitual, problematização e portfólio, possibilitou a experimentação de um grupo de professores e favoreceu a autonomia dos alunos na busca do conhecimento. Conclui-se que a mudança no modo de agir do docente é possível e que o uso de metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5594
10.20952/revtee.v9i19.5594
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5594
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i19.5594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5594/4610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 39-50
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181402914816