Ambiente, Educação e Interculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
DOI: | 10.20952/revtee.v0i0.2284 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284 |
Resumo: | O desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação. |
id |
UFS-3_d9a853face39625d7a25dacf1a95de1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2284 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
spelling |
Ambiente, Educação e InterculturalidadeO desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/228410.20952/revtee.v0i0.2284Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284/2006Ramos, Maria da Conceição Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:12:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2284Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:12:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente, Educação e Interculturalidade |
title |
Ambiente, Educação e Interculturalidade |
spellingShingle |
Ambiente, Educação e Interculturalidade Ambiente, Educação e Interculturalidade Ramos, Maria da Conceição Pereira Ramos, Maria da Conceição Pereira |
title_short |
Ambiente, Educação e Interculturalidade |
title_full |
Ambiente, Educação e Interculturalidade |
title_fullStr |
Ambiente, Educação e Interculturalidade Ambiente, Educação e Interculturalidade |
title_full_unstemmed |
Ambiente, Educação e Interculturalidade Ambiente, Educação e Interculturalidade |
title_sort |
Ambiente, Educação e Interculturalidade |
author |
Ramos, Maria da Conceição Pereira |
author_facet |
Ramos, Maria da Conceição Pereira Ramos, Maria da Conceição Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Maria da Conceição Pereira |
description |
O desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284 10.20952/revtee.v0i0.2284 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284/2006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1822181564980658177 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2284 |