Ambiente, Educação e Interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria da Conceição Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
DOI: 10.20952/revtee.v0i0.2284
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284
Resumo: O desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação.
id UFS-3_d9a853face39625d7a25dacf1a95de1f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2284
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
spelling Ambiente, Educação e InterculturalidadeO desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/228410.20952/revtee.v0i0.2284Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284/2006Ramos, Maria da Conceição Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:12:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2284Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:12:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente, Educação e Interculturalidade
title Ambiente, Educação e Interculturalidade
spellingShingle Ambiente, Educação e Interculturalidade
Ambiente, Educação e Interculturalidade
Ramos, Maria da Conceição Pereira
Ramos, Maria da Conceição Pereira
title_short Ambiente, Educação e Interculturalidade
title_full Ambiente, Educação e Interculturalidade
title_fullStr Ambiente, Educação e Interculturalidade
Ambiente, Educação e Interculturalidade
title_full_unstemmed Ambiente, Educação e Interculturalidade
Ambiente, Educação e Interculturalidade
title_sort Ambiente, Educação e Interculturalidade
author Ramos, Maria da Conceição Pereira
author_facet Ramos, Maria da Conceição Pereira
Ramos, Maria da Conceição Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Maria da Conceição Pereira
description O desenvolvimento das sociedades contemporâneas faz-se acompanhar por desafios ambientais crescentes. as questões do ambiente são uma preocupação central em nível mundial e a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da consideração das relações entre educação, emprego, ambiente e responsabilidade social. a preservação ambiental não está dissociada do modelo económico e da ética a que estamos submetidos. a promoção da pluridisciplinaridade é importante para a melhoria da prevenção dos riscos ambientais, sendo a participação dos especialistas das diferentes ciências essencial para a promoção da sustentabilidade e o diálogo entre os diferentes saberes e práticas. através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar analisam-se as seguintes questões: desenvolvimento sustentável; migrantes e refugiados ambientais; ética e responsabilidade socioambiental; economias e empregos verdes; educação e formação ambiental. É necessário prosseguir os esforços ao nível educativo e da cidadania, nomeadamente nos domínios da consciencialização ambiental, da educação e da formação. a investigação do tema ambiente, educação e interculturalidade é multifacetada e multidimensional, proporcionando uma ampla margem de inovação na intervenção e na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284
10.20952/revtee.v0i0.2284
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2284/2006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1822181564980658177
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2284