Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radons, Daiane Lindner
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ceretta, Paulo Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294
Resumo: The objective of this study was to analyze comparatively the factors influencing students' performance in the Program for International Student Assessment (PISA) from the countries of Singapore and Brazil. For that, the data of the questionnaires answered by the students in the PISA 2015 were used. Data analysis was performed from Multiple Linear Regression, including specific characteristics of the sampling plan complex survey. The results show that the perceived return Index is the factor that most positively affects the performance of students in Singapore, while for the Brazilian students the lag Index is the one that most positively impacts the performance in the test, indicating that the students who are in the series equivalent to their age present better results. In addition, some differences between the female and male sexes were identified.
id UFS-3_e00ea8ec78d4aa9fb9e71b35cc38f402
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13294
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)Desempenho; Estudante; PisaThe objective of this study was to analyze comparatively the factors influencing students' performance in the Program for International Student Assessment (PISA) from the countries of Singapore and Brazil. For that, the data of the questionnaires answered by the students in the PISA 2015 were used. Data analysis was performed from Multiple Linear Regression, including specific characteristics of the sampling plan complex survey. The results show that the perceived return Index is the factor that most positively affects the performance of students in Singapore, while for the Brazilian students the lag Index is the one that most positively impacts the performance in the test, indicating that the students who are in the series equivalent to their age present better results. In addition, some differences between the female and male sexes were identified.Este estudo teve como objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes no Letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) dos países de Singapura e do Brasil. Para tanto, foram utilizados os dados dos questionários respondidos pelos estudantes no PISA 2015. A análise dos dados foi realizada a partir de Regressão Linear Múltipla, englobando características específicas de plano amostral complex survey. Os resultados demonstram que o Índice de retorno percebido é o fator que mais afeta positivamente o Letramento dos estudantes de Singapura, enquanto que, para os estudantes brasileiros, o Índice de defasagem é o que mais impacta positivamente o desempenho no teste, indicando que os alunos que estão na série equivalente à sua idade apresentam melhores resultados. Além disso, algumas diferenças entre os sexos feminino e masculino foram identificadas.El objetivo general de este estudio es analizar comparativamente los factores que influencian el desempeño de los estudiantes en el Programa Internacional de Evaluación de Alumnos (PISA) de los países de Singapur y Brasil. Para ello, se utilizaron los datos de los cuestionarios respondidos por los estudiantes en el PISA 2015.  El análisis de los datos fue realizado a partir de Regresión Lineal Múltiple, englobando características específicas de plan muestral complex survey. Los resultados muestran que el Índice de Retorno Percibido es el factor que más afecta positivamente el desempeño de los estudiantes de Singapur, mientras que para los estudiantes brasileños, el Índice de Retraso es el que más impacta positivamente el resultado en la prueba, indicando que los alumnos que están en la serie equivalente a su edad presentan mejores resultados. Además, se identificaron algunas diferencias entre los sexos femenino y masculino.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1329410.20952/revtee.v13i32.13294Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-192358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294/10706Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRadons, Daiane LindnerCeretta, Paulo Sergio2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13294Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
title Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
spellingShingle Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
Radons, Daiane Lindner
Desempenho; Estudante; Pisa
title_short Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
title_full Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
title_fullStr Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
title_full_unstemmed Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
title_sort Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
author Radons, Daiane Lindner
author_facet Radons, Daiane Lindner
Ceretta, Paulo Sergio
author_role author
author2 Ceretta, Paulo Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radons, Daiane Lindner
Ceretta, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho; Estudante; Pisa
topic Desempenho; Estudante; Pisa
description The objective of this study was to analyze comparatively the factors influencing students' performance in the Program for International Student Assessment (PISA) from the countries of Singapore and Brazil. For that, the data of the questionnaires answered by the students in the PISA 2015 were used. Data analysis was performed from Multiple Linear Regression, including specific characteristics of the sampling plan complex survey. The results show that the perceived return Index is the factor that most positively affects the performance of students in Singapore, while for the Brazilian students the lag Index is the one that most positively impacts the performance in the test, indicating that the students who are in the series equivalent to their age present better results. In addition, some differences between the female and male sexes were identified.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294
10.20952/revtee.v13i32.13294
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294/10706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182842609664