Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294 |
Resumo: | The objective of this study was to analyze comparatively the factors influencing students' performance in the Program for International Student Assessment (PISA) from the countries of Singapore and Brazil. For that, the data of the questionnaires answered by the students in the PISA 2015 were used. Data analysis was performed from Multiple Linear Regression, including specific characteristics of the sampling plan complex survey. The results show that the perceived return Index is the factor that most positively affects the performance of students in Singapore, while for the Brazilian students the lag Index is the one that most positively impacts the performance in the test, indicating that the students who are in the series equivalent to their age present better results. In addition, some differences between the female and male sexes were identified. |
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Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)Desempenho; Estudante; PisaThe objective of this study was to analyze comparatively the factors influencing students' performance in the Program for International Student Assessment (PISA) from the countries of Singapore and Brazil. For that, the data of the questionnaires answered by the students in the PISA 2015 were used. Data analysis was performed from Multiple Linear Regression, including specific characteristics of the sampling plan complex survey. The results show that the perceived return Index is the factor that most positively affects the performance of students in Singapore, while for the Brazilian students the lag Index is the one that most positively impacts the performance in the test, indicating that the students who are in the series equivalent to their age present better results. In addition, some differences between the female and male sexes were identified.Este estudo teve como objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes no Letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) dos países de Singapura e do Brasil. Para tanto, foram utilizados os dados dos questionários respondidos pelos estudantes no PISA 2015. A análise dos dados foi realizada a partir de Regressão Linear Múltipla, englobando características específicas de plano amostral complex survey. Os resultados demonstram que o Índice de retorno percebido é o fator que mais afeta positivamente o Letramento dos estudantes de Singapura, enquanto que, para os estudantes brasileiros, o Índice de defasagem é o que mais impacta positivamente o desempenho no teste, indicando que os alunos que estão na série equivalente à sua idade apresentam melhores resultados. Além disso, algumas diferenças entre os sexos feminino e masculino foram identificadas.El objetivo general de este estudio es analizar comparativamente los factores que influencian el desempeño de los estudiantes en el Programa Internacional de Evaluación de Alumnos (PISA) de los países de Singapur y Brasil. Para ello, se utilizaron los datos de los cuestionarios respondidos por los estudiantes en el PISA 2015. El análisis de los datos fue realizado a partir de Regresión Lineal Múltiple, englobando características específicas de plan muestral complex survey. Los resultados muestran que el Índice de Retorno Percibido es el factor que más afecta positivamente el desempeño de los estudiantes de Singapur, mientras que para los estudiantes brasileños, el Índice de Retraso es el que más impacta positivamente el resultado en la prueba, indicando que los alumnos que están en la serie equivalente a su edad presentan mejores resultados. Además, se identificaron algunas diferencias entre los sexos femenino y masculino.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1329410.20952/revtee.v13i32.13294Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-192358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13294/10706Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRadons, Daiane LindnerCeretta, Paulo Sergio2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13294Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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