Corpo, desejo e trabalho na juventude: o cras e a análise institucional nos limites de uma governabilidade democrática
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3262 |
Resumo: | O presente texto disserta sobre questões teórico-metodológicas e político-sociais levantadas durante um trabalho de extensão universitária cujo objetivo foi realizar (2011) uma Análise Institucional junto a um grupo de jovens atendidos por um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes na cidade de Parintins-AM. Dentre alguns problemas enfrentados pelo presente trabalho, vale destacar os limites que a própria cultura institucional brasileira impõe ao campo educacional; tradicionalmente pautada na relação vertical, unilateral e hierárquica refletida na seguinte escala de poder: instituição, educadores e educandos. A mencionada relação vertical desempenha papel crucial na anulação, ocultamento e exclusão das constituições subjetivas, tanto coletivas quanto individuais, presentes e operantes no saber-fazer educativo institucional, levando objetivos democráticos a se contradizerem com as práticas inconscientemente autoritárias materializada no controle dos corpos ao nível dos pensamentos e dos gestos. Diante disso, a Análise Institucional de base psicanalítica opera no sentido de destituir a verticalidade da governabilidade no sentido de provocar a descentralização do poder e de seus mecanismos de produção. |
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Corpo, desejo e trabalho na juventude: o cras e a análise institucional nos limites de uma governabilidade democráticaO presente texto disserta sobre questões teórico-metodológicas e político-sociais levantadas durante um trabalho de extensão universitária cujo objetivo foi realizar (2011) uma Análise Institucional junto a um grupo de jovens atendidos por um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes na cidade de Parintins-AM. Dentre alguns problemas enfrentados pelo presente trabalho, vale destacar os limites que a própria cultura institucional brasileira impõe ao campo educacional; tradicionalmente pautada na relação vertical, unilateral e hierárquica refletida na seguinte escala de poder: instituição, educadores e educandos. A mencionada relação vertical desempenha papel crucial na anulação, ocultamento e exclusão das constituições subjetivas, tanto coletivas quanto individuais, presentes e operantes no saber-fazer educativo institucional, levando objetivos democráticos a se contradizerem com as práticas inconscientemente autoritárias materializada no controle dos corpos ao nível dos pensamentos e dos gestos. Diante disso, a Análise Institucional de base psicanalítica opera no sentido de destituir a verticalidade da governabilidade no sentido de provocar a descentralização do poder e de seus mecanismos de produção.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/326210.20952/revtee.v0i0.3262Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 115-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 115-136Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 115-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 115-1362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3262/2881Silva, Renato Izidoro daFerreira, Gerson André AlbuquerqueDias, Tiago MarinhoSilva, Francisco José Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3262Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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