Hanami ou corpos fogem, vazam, escapam...
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2953 |
Resumo: | Trudi e Rudi e Yu e Butoh e quimono e Japão e vassoura e cabelos desajeitados e comida e parque e Fuji e remédios e cerejeiras em flor. O que pode esse encontro? Pensar em corpos femininos e masculinos tem se constituído como um exercício de distribuir funções, objetos e características a um ou a outro tipo de corpo. Nesse artigo, propomos analisar algumas passagens do filme Hanami – Cerejeiras em Flor a fim de problematizar a estabilidade das normas discursivas do “sexo”, apoiando-nos na discussão de gênero proposta pela filósofa pós-estruturalista Judith Butler. Aqui, apresentamos personagens como Rudi e Trudi representantes, de início, dos corpos masculino e feminino, respectivamente. Após alguns aspectos marcantes nas vidas dessas personagens, tais como os encontros com Yu e com o Butoh, vemos corpos abjetos serem apresentados na narrativa. Observamos, sobretudo, corpos saírem da fixidez de suas identidades para experimentarem outras maneiras de estar no mundo. |
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Hanami ou corpos fogem, vazam, escapam...Trudi e Rudi e Yu e Butoh e quimono e Japão e vassoura e cabelos desajeitados e comida e parque e Fuji e remédios e cerejeiras em flor. O que pode esse encontro? Pensar em corpos femininos e masculinos tem se constituído como um exercício de distribuir funções, objetos e características a um ou a outro tipo de corpo. Nesse artigo, propomos analisar algumas passagens do filme Hanami – Cerejeiras em Flor a fim de problematizar a estabilidade das normas discursivas do “sexo”, apoiando-nos na discussão de gênero proposta pela filósofa pós-estruturalista Judith Butler. Aqui, apresentamos personagens como Rudi e Trudi representantes, de início, dos corpos masculino e feminino, respectivamente. Após alguns aspectos marcantes nas vidas dessas personagens, tais como os encontros com Yu e com o Butoh, vemos corpos abjetos serem apresentados na narrativa. Observamos, sobretudo, corpos saírem da fixidez de suas identidades para experimentarem outras maneiras de estar no mundo.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/295310.20952/revtee.v0i0.2953Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 69-78Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 69-78Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 69-78Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 69-782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2953/2600dos Anjos, Juliana ProchnowCardoso, Lívia de Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2953Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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