Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova década

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Jaqueline Luzia da, Souza, José Carlos Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14146
Resumo: This article analyzes Youth and Adult Education (EJA) in terms of schooling, identifying, in the teachers' conception, the main challenges that present themselves to the modality in the present time. The reflections are the results of the qualitative approach research, which established as a methodological procedure and field of research the participatory observation of two extension courses promoted by the Faculty of Education of the State University of Rio de Janeiro (UERJ), aimed at EJA teachers Elementary and High School, municipal and state schools in Rio de Janeiro, respectively. The main considerations of the study address the challenges for affirming EJA as a social and subjective right; the setback of public policies aimed at young people, adults and the elderly banned from the right to education after the 2016 coup and the implications of public policy challenges, including teacher training, in pedagogical practices.
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spelling Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova décadaEducação de Jovens e Adultos; direito à educação; políticas públicas; práticas pedagógicas; formação humana e integral.This article analyzes Youth and Adult Education (EJA) in terms of schooling, identifying, in the teachers' conception, the main challenges that present themselves to the modality in the present time. The reflections are the results of the qualitative approach research, which established as a methodological procedure and field of research the participatory observation of two extension courses promoted by the Faculty of Education of the State University of Rio de Janeiro (UERJ), aimed at EJA teachers Elementary and High School, municipal and state schools in Rio de Janeiro, respectively. The main considerations of the study address the challenges for affirming EJA as a social and subjective right; the setback of public policies aimed at young people, adults and the elderly banned from the right to education after the 2016 coup and the implications of public policy challenges, including teacher training, in pedagogical practices.Este artigo analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vertente da escolarização, identificando, na concepção dos professores, os principais desafios que se apresentam à modalidade no tempo presente. As reflexões tecidas são resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, que estabeleceu como procedimento metodológico e campo de investigação a observação participativa de dois cursos de extensão promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destinados aos professores da EJA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, respectivamente. As principais considerações do estudo abordam os desafios para a afirmação da EJA enquanto direito social e subjetivo; o retrocesso das políticas públicas destinadas aos jovens, adultos e idosos interditados do direito à educação após o golpe de 2016 e as implicações dos desafios das políticas públicas, inclusive da formação docente, nas práticas pedagógicas.Este artículo analiza la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la vertiente de la escolarización, identificando, en la concepción de los profesores, los principales desafíos que se presentan a la modalidad en el tiempo presente. Las reflexiones tejidas son resultados de la investigación de enfoque cualitativo, que estableció como procedimiento metodológico y campo de investigación la observación participativa de dos cursos de extensión promovidos por la Facultad de Educación de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ), destinados a los profesores de la EJA de Enseñanza Primaria y Secundaria, de las redes municipal y estatal de enseñanza de Río de Janeiro, respectivamente. Las principales consideraciones del estudio abordan los desafíos para la afirmación de la EJA como derecho social y subjetivo; el retroceso de las políticas públicas dirigidas a los jóvenes, los adultos y los ancianos prohibió el derecho a la educación después del golpe de 2016 y las implicaciones de los desafíos de las políticas públicas, incluida la formación del profesorado, en las prácticas pedagógicas.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1414610.20952/revtee.v13i32.14146Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-192358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14146/11057Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Carlos SoaresSilva, Jaqueline Luzia da Souza, José Carlos Lima de2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14146Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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