Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, André Filipe Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Elder Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clínica & Cultura
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre a religiosidade com o atraso da iniciação sexual em jovens pertencentes à igreja evangélica histórica. Procurando entender, assim, como se dá a resolução da dissonância cognitiva entre o pertencimento religioso, que reproduz uma crença no impedimento de práticas sexuais antes do casamento, e a manutenção da atividade sexual, comportamento que fere tal crença. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o grupo focal, tendo sido realizados dois grupos com a participação de um moderador e de um co-moderador seguindo um roteiro pré-definido contendo as questões norteadoras para a pesquisa. No primeiro, participaram 8 jovens, na faixa etária entre 13 a 21 anos, e no segundo grupo participaram 3 casais, na faixa etária entre 20 e 26 anos, que foram flagrados e punidos por uma gravidez antes do casamento e que foram posteriormente acolhidos. Os resultados mostraram que, para os jovens que se mantiveram no convívio religioso, a dissonância cognitiva gerada entre o pertencimento religioso e o comportamento sexual se deu, de forma geral, pela negação do sexo antes do casamento como um desvio. Percebeu-se também uma maior afetação por parte das mulheres que foi resolvida pela demonstração do companheiro da intenção de contrair matrimônio.
id UFS-4_12d70830e74c43a88e40cb003441c098
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1541
network_acronym_str UFS-4
network_name_str Clínica & Cultura
repository_id_str
spelling Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamentoO objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre a religiosidade com o atraso da iniciação sexual em jovens pertencentes à igreja evangélica histórica. Procurando entender, assim, como se dá a resolução da dissonância cognitiva entre o pertencimento religioso, que reproduz uma crença no impedimento de práticas sexuais antes do casamento, e a manutenção da atividade sexual, comportamento que fere tal crença. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o grupo focal, tendo sido realizados dois grupos com a participação de um moderador e de um co-moderador seguindo um roteiro pré-definido contendo as questões norteadoras para a pesquisa. No primeiro, participaram 8 jovens, na faixa etária entre 13 a 21 anos, e no segundo grupo participaram 3 casais, na faixa etária entre 20 e 26 anos, que foram flagrados e punidos por uma gravidez antes do casamento e que foram posteriormente acolhidos. Os resultados mostraram que, para os jovens que se mantiveram no convívio religioso, a dissonância cognitiva gerada entre o pertencimento religioso e o comportamento sexual se deu, de forma geral, pela negação do sexo antes do casamento como um desvio. Percebeu-se também uma maior afetação por parte das mulheres que foi resolvida pela demonstração do companheiro da intenção de contrair matrimônio.Universidade Federal de Sergipe2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541Clínica & Cultura; Vol. 2 No 1 (2013); 82-94Clínica & Cultura; v. 2 n. 1 (2013); 82-94Clínica & Cultura; Vol. 2 No. 1 (2013); 82-94Clínica & Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 82-942317-2509reponame:Clínica & Culturainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541/1687Meneses, André Filipe SilvaSantos, Elder Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-09T17:52:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1541Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/PUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/oaisoaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com2317-25092317-2509opendoar:2014-02-09T17:52:53Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
title Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
spellingShingle Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
Meneses, André Filipe Silva
title_short Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
title_full Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
title_fullStr Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
title_full_unstemmed Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
title_sort Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento
author Meneses, André Filipe Silva
author_facet Meneses, André Filipe Silva
Santos, Elder Cerqueira
author_role author
author2 Santos, Elder Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, André Filipe Silva
Santos, Elder Cerqueira
description O objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre a religiosidade com o atraso da iniciação sexual em jovens pertencentes à igreja evangélica histórica. Procurando entender, assim, como se dá a resolução da dissonância cognitiva entre o pertencimento religioso, que reproduz uma crença no impedimento de práticas sexuais antes do casamento, e a manutenção da atividade sexual, comportamento que fere tal crença. Para tal, o método de pesquisa utilizado foi o grupo focal, tendo sido realizados dois grupos com a participação de um moderador e de um co-moderador seguindo um roteiro pré-definido contendo as questões norteadoras para a pesquisa. No primeiro, participaram 8 jovens, na faixa etária entre 13 a 21 anos, e no segundo grupo participaram 3 casais, na faixa etária entre 20 e 26 anos, que foram flagrados e punidos por uma gravidez antes do casamento e que foram posteriormente acolhidos. Os resultados mostraram que, para os jovens que se mantiveram no convívio religioso, a dissonância cognitiva gerada entre o pertencimento religioso e o comportamento sexual se deu, de forma geral, pela negação do sexo antes do casamento como um desvio. Percebeu-se também uma maior afetação por parte das mulheres que foi resolvida pela demonstração do companheiro da intenção de contrair matrimônio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541
url https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/1541/1687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Clínica & Cultura; Vol. 2 No 1 (2013); 82-94
Clínica & Cultura; v. 2 n. 1 (2013); 82-94
Clínica & Cultura; Vol. 2 No. 1 (2013); 82-94
Clínica & Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 82-94
2317-2509
reponame:Clínica & Cultura
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Clínica & Cultura
collection Clínica & Cultura
repository.name.fl_str_mv Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv soaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com
_version_ 1799770134213033984