O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GONÇALVES, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064
Resumo: RESUMO: Este artigo apresenta considerações sobre as relações entre o motivo das ausências e a poética da obra Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, escrita entre 1940 e 1941 (publicada em 1942), é obra inaugural de João Cabral e se insere em sua produção como um livro singular. Em obras posteriores, o poeta buscou extrair o poema das “coisas concretas” do mundo visível, criando, paradoxalmente, efeitos de abstração. Em Pedra do Sono, contudo, o poema surge como um Fiat em meio às trevas, e toma o tecido da noite e do Nada como matéria-prima. Por conta disso, o Nada e mais precisamente o silêncio (a forma do Nada mais cambiável com a poesia) surgem como motivos importantes, permeando toda a obra e ditando seu plano imagético e suas reflexões. Tais reflexões orbitam, muitas vezes, em torno das possibilidades de criação em meio às ausências, gerando poemas autorreferentes, que aqui serão tomados como objetos de considerações sobre a poética das ausências na modernidade e seu impacto sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. PALAVRAS-CHAVE: João Cabral de Melo Neto. Poética da modernidade. Motivos das ausências.        ABSTRACT: This paper shows considerations on the relations between the absence´s motive and the poetics of Pedra do Sono, of João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, writing between 1940 and 1941 (published in 1942), is the inaugural oeuvre of João Cabral de Melo Neto and its inserts in his work as a singular book. In later works, the poet sought to extract the poem of “concrete things” of the visible world, paradoxically, creating effects of abstraction. However, in Pedra do sono, the poem arises as a fiat between the darkness, and takes the texture of the night and the nothing as substance. Wherefore, the nothing, and especially the silence (the nothing´s form most permeable to the poetry) appears as important motive of Pedra do Sono, permeating all the oeuvre and leading its imaging plane and its reflections. These reflections often orbit around the possibilities of creation amid the absences, generating self-referential poems, which here will be subject to considerations on the poetics of absences in modernity and its impact on the work of João Cabral de Melo Neto. KEYWORDS: João Cabral de Melo Neto. Poetics of modernity. Motives of absences.
id UFS-5_01efcf5687ac8a8eeca8e126d8256b2b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11064
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO RESUMO: Este artigo apresenta considerações sobre as relações entre o motivo das ausências e a poética da obra Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, escrita entre 1940 e 1941 (publicada em 1942), é obra inaugural de João Cabral e se insere em sua produção como um livro singular. Em obras posteriores, o poeta buscou extrair o poema das “coisas concretas” do mundo visível, criando, paradoxalmente, efeitos de abstração. Em Pedra do Sono, contudo, o poema surge como um Fiat em meio às trevas, e toma o tecido da noite e do Nada como matéria-prima. Por conta disso, o Nada e mais precisamente o silêncio (a forma do Nada mais cambiável com a poesia) surgem como motivos importantes, permeando toda a obra e ditando seu plano imagético e suas reflexões. Tais reflexões orbitam, muitas vezes, em torno das possibilidades de criação em meio às ausências, gerando poemas autorreferentes, que aqui serão tomados como objetos de considerações sobre a poética das ausências na modernidade e seu impacto sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. PALAVRAS-CHAVE: João Cabral de Melo Neto. Poética da modernidade. Motivos das ausências.        ABSTRACT: This paper shows considerations on the relations between the absence´s motive and the poetics of Pedra do Sono, of João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, writing between 1940 and 1941 (published in 1942), is the inaugural oeuvre of João Cabral de Melo Neto and its inserts in his work as a singular book. In later works, the poet sought to extract the poem of “concrete things” of the visible world, paradoxically, creating effects of abstraction. However, in Pedra do sono, the poem arises as a fiat between the darkness, and takes the texture of the night and the nothing as substance. Wherefore, the nothing, and especially the silence (the nothing´s form most permeable to the poetry) appears as important motive of Pedra do Sono, permeating all the oeuvre and leading its imaging plane and its reflections. These reflections often orbit around the possibilities of creation amid the absences, generating self-referential poems, which here will be subject to considerations on the poetics of absences in modernity and its impact on the work of João Cabral de Melo Neto. KEYWORDS: João Cabral de Melo Neto. Poetics of modernity. Motives of absences. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064Travessias Interativas; No 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-512236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064/8557Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Fabiano Rodrigo da SilvaGONÇALVES, Maria Clara2020-06-28T21:04:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11064Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:47Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
title O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
spellingShingle O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva
title_short O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
title_full O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
title_fullStr O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
title_full_unstemmed O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
title_sort O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
author SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva
author_facet SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva
GONÇALVES, Maria Clara
author_role author
author2 GONÇALVES, Maria Clara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva
GONÇALVES, Maria Clara
description RESUMO: Este artigo apresenta considerações sobre as relações entre o motivo das ausências e a poética da obra Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, escrita entre 1940 e 1941 (publicada em 1942), é obra inaugural de João Cabral e se insere em sua produção como um livro singular. Em obras posteriores, o poeta buscou extrair o poema das “coisas concretas” do mundo visível, criando, paradoxalmente, efeitos de abstração. Em Pedra do Sono, contudo, o poema surge como um Fiat em meio às trevas, e toma o tecido da noite e do Nada como matéria-prima. Por conta disso, o Nada e mais precisamente o silêncio (a forma do Nada mais cambiável com a poesia) surgem como motivos importantes, permeando toda a obra e ditando seu plano imagético e suas reflexões. Tais reflexões orbitam, muitas vezes, em torno das possibilidades de criação em meio às ausências, gerando poemas autorreferentes, que aqui serão tomados como objetos de considerações sobre a poética das ausências na modernidade e seu impacto sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. PALAVRAS-CHAVE: João Cabral de Melo Neto. Poética da modernidade. Motivos das ausências.        ABSTRACT: This paper shows considerations on the relations between the absence´s motive and the poetics of Pedra do Sono, of João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, writing between 1940 and 1941 (published in 1942), is the inaugural oeuvre of João Cabral de Melo Neto and its inserts in his work as a singular book. In later works, the poet sought to extract the poem of “concrete things” of the visible world, paradoxically, creating effects of abstraction. However, in Pedra do sono, the poem arises as a fiat between the darkness, and takes the texture of the night and the nothing as substance. Wherefore, the nothing, and especially the silence (the nothing´s form most permeable to the poetry) appears as important motive of Pedra do Sono, permeating all the oeuvre and leading its imaging plane and its reflections. These reflections often orbit around the possibilities of creation amid the absences, generating self-referential poems, which here will be subject to considerations on the poetics of absences in modernity and its impact on the work of João Cabral de Melo Neto. KEYWORDS: João Cabral de Melo Neto. Poetics of modernity. Motives of absences.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11064/8557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51
Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51
Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51
Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 36-51
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415326044160