“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Marcela Tavares de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695
Resumo: RESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior.   ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education.
id UFS-5_11503308bdd55a0096d8a673ac5c2d81
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12695
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENTRESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior.   ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1269510.51951/ti.v9i19Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-2992236-740310.51951/ti.v9i19reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695/9523Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMELLO, Marcela Tavares de2021-07-27T21:19:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12695Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:19:59Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
title “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
spellingShingle “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
MELLO, Marcela Tavares de
title_short “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
title_full “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
title_fullStr “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
title_full_unstemmed “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
title_sort “ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
author MELLO, Marcela Tavares de
author_facet MELLO, Marcela Tavares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELLO, Marcela Tavares de
description RESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior.   ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695
10.51951/ti.v9i19
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695/9523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299
Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299
Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299
Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299
2236-7403
10.51951/ti.v9i19
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415899615232