“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695 |
Resumo: | RESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior. ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education. |
id |
UFS-5_11503308bdd55a0096d8a673ac5c2d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12695 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENTRESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior. ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1269510.51951/ti.v9i19Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-2992236-740310.51951/ti.v9i19reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695/9523Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMELLO, Marcela Tavares de2021-07-27T21:19:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12695Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:19:59Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
title |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
spellingShingle |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT MELLO, Marcela Tavares de |
title_short |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
title_full |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
title_fullStr |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
title_sort |
“ME SINTO COMO CEGO EM TIROTEIO”: AS TENSÕES VIVENCIADAS PELOS GRADUANDOS NO QUE TANGE AOS USOS DA LINGUAGEM NA ESFERA ACADÊMICA: “I FEEL LIKE I’M IN A HAZE”: THE TENSIONS EXPERIENCED BY UNDERGRADUATES REGARDING THE USE OF LANGUAGE IN THE ACADEMIC ENVIRONMENT |
author |
MELLO, Marcela Tavares de |
author_facet |
MELLO, Marcela Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELLO, Marcela Tavares de |
description |
RESUMO: Ao ingressarem na esfera acadêmica, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita e leitura, as quais, somadas às carências oriundas da educação básica, acarretam inúmeros desafios para sua inserção efetiva nesse contexto. Tendo em vista a relevância do desenvolvimento do letramento acadêmico e seu potencial de empoderamento, neste estudo buscamos identificar os principais desafios vivenciados pelos graduandos no que diz respeito aos usos da linguagem na esfera acadêmica e analisar alguns expedientes pedagógicos utilizados pelas docentes. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico. Para geração de dados, foram realizadas entrevistas e observação de aulas, no contexto de uma disciplina destinada à orientação da leitura e da escrita acadêmica, envolvendo estudantes de variados cursos e períodos. No conjunto analisado, foi possível perceber que os desafios vivenciados compreendem regras de operações gramaticais e estruturais básicas até o desconhecimento das convenções que regem a escrita dos gêneros que circulam na esfera acadêmica. Como decorrência desse quadro, apontamos a necessidade de promover ações efetivas de letramento acadêmico a fim de auxiliar na inserção dos alunos na esfera acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos Acadêmicos; Escrita; Leitura; Ensino Superior. ABSTRACT: When they enter the academic environment, the students get aware that they are involved in different writing and reading codes, which, including the deficiencies from elementary education, lead to various challenges for their insertion in that context. Taking into account the relevance of the development of academic literacy and its potential of empowering individuals, in this study we aimed to identify the main challenges experienced by undergraduate students regarding the usage of language in the academic environment, considering the activities developed by the teachers. The theoretical assumptions that base this study come from the New Literacy Studies and Academic Literacy. In order to produce data, it has been carried out interviews and classroom observation in the context of a subject dedicated to guidance of academic reading and writing, encompassing students from different courses and terms. From the analyzed group of individuals, it was possible to realize that the faced challenges involve rules of grammatical usage and basic structures. As a result of that scenario, we highlight the need of promoting effective measures of academic literacy to help the insertion of the students in the academic environment. KEYWORDS: Academic Literacies; Writing; Reading; Higher Education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695 10.51951/ti.v9i19 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v9i19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12695/9523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299 Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299 Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299 Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 280-299 2236-7403 10.51951/ti.v9i19 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415899615232 |