RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11764 |
Resumo: | RESUMO: O livro didático é uma ferramenta de apoio pedagógico de suma importância para professores e alunos. Neste sentido faz-se necessário que este esteja em consonância com o que está proposto nos documentos norteadores da educação no Brasil e com as novas exigências educacionais. O presente artigo analisa o livro didático de língua portuguesa do 1º ano da coleção Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, adotado em todas as escolas dos povoados do município de Laranjeiras – estado de Sergipe, através do PNLD Campo para os anos de 2016, 2017 e 2018, no que tangencia à consciência fonológica, tendo em vista sua relevância, principalmente nas séries iniciais. Objetivamos com tal pesquisa investigar como se apresentam as propostas das sequências didáticas para esta etapa de letramento e alfabetização, se há pistas de atividades que contemplem relações entre a fala e a escrita e, sobretudo, conscientizar os profissionais da educação, que diante da ausência de tais vieses há a necessidade de buscar outros materiais de suporte. PALAVRAS-CHAVE: Livro Didático. Consciência Fonológica. Letramento. ABSTRACT: The textbook is a pedagogical support tool of great importance for teachers and students. In this sense it is necessary that this is in line with what is proposed in the guiding documents of education in Brazil and with the new educational requirements. This article analyzes the Portuguese - language textbook of the 1st year of the Novo Girassol - Saberes e Fazeres do Campo collection, adopted in all schools in the municipalities of Laranjeiras - Sergipe state, through PNLD Field for the years 2016, 2017 and 2018, in what concerns the phonological awareness, considering its relevance, especially in the initial series. We aim to investigate how the teaching sequences are presented for this stage of literacy and learning schooling, if there are clues to activities that contemplate the relationship between speech and writing and, besides that, to make education professionals aware that, due to the absence of such biases there is a need to seek other supporting materials. KEYWORDS: Didactic Book. Phonological Awareness. Literacy. |
id |
UFS-5_32ed8f0ab8caf5ffa3481689c33c6ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11764 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGYRESUMO: O livro didático é uma ferramenta de apoio pedagógico de suma importância para professores e alunos. Neste sentido faz-se necessário que este esteja em consonância com o que está proposto nos documentos norteadores da educação no Brasil e com as novas exigências educacionais. O presente artigo analisa o livro didático de língua portuguesa do 1º ano da coleção Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, adotado em todas as escolas dos povoados do município de Laranjeiras – estado de Sergipe, através do PNLD Campo para os anos de 2016, 2017 e 2018, no que tangencia à consciência fonológica, tendo em vista sua relevância, principalmente nas séries iniciais. Objetivamos com tal pesquisa investigar como se apresentam as propostas das sequências didáticas para esta etapa de letramento e alfabetização, se há pistas de atividades que contemplem relações entre a fala e a escrita e, sobretudo, conscientizar os profissionais da educação, que diante da ausência de tais vieses há a necessidade de buscar outros materiais de suporte. PALAVRAS-CHAVE: Livro Didático. Consciência Fonológica. Letramento. ABSTRACT: The textbook is a pedagogical support tool of great importance for teachers and students. In this sense it is necessary that this is in line with what is proposed in the guiding documents of education in Brazil and with the new educational requirements. This article analyzes the Portuguese - language textbook of the 1st year of the Novo Girassol - Saberes e Fazeres do Campo collection, adopted in all schools in the municipalities of Laranjeiras - Sergipe state, through PNLD Field for the years 2016, 2017 and 2018, in what concerns the phonological awareness, considering its relevance, especially in the initial series. We aim to investigate how the teaching sequences are presented for this stage of literacy and learning schooling, if there are clues to activities that contemplate the relationship between speech and writing and, besides that, to make education professionals aware that, due to the absence of such biases there is a need to seek other supporting materials. KEYWORDS: Didactic Book. Phonological Awareness. Literacy.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1176410.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-2082236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11764/8930Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, Joyce dos SantosNUNES, Vanessa Gonzaga2021-07-27T20:59:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11764Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:59:50Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
title |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY LIMA, Joyce dos Santos |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY |
author |
LIMA, Joyce dos Santos |
author_facet |
LIMA, Joyce dos Santos NUNES, Vanessa Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, Vanessa Gonzaga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Joyce dos Santos NUNES, Vanessa Gonzaga |
description |
RESUMO: O livro didático é uma ferramenta de apoio pedagógico de suma importância para professores e alunos. Neste sentido faz-se necessário que este esteja em consonância com o que está proposto nos documentos norteadores da educação no Brasil e com as novas exigências educacionais. O presente artigo analisa o livro didático de língua portuguesa do 1º ano da coleção Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, adotado em todas as escolas dos povoados do município de Laranjeiras – estado de Sergipe, através do PNLD Campo para os anos de 2016, 2017 e 2018, no que tangencia à consciência fonológica, tendo em vista sua relevância, principalmente nas séries iniciais. Objetivamos com tal pesquisa investigar como se apresentam as propostas das sequências didáticas para esta etapa de letramento e alfabetização, se há pistas de atividades que contemplem relações entre a fala e a escrita e, sobretudo, conscientizar os profissionais da educação, que diante da ausência de tais vieses há a necessidade de buscar outros materiais de suporte. PALAVRAS-CHAVE: Livro Didático. Consciência Fonológica. Letramento. ABSTRACT: The textbook is a pedagogical support tool of great importance for teachers and students. In this sense it is necessary that this is in line with what is proposed in the guiding documents of education in Brazil and with the new educational requirements. This article analyzes the Portuguese - language textbook of the 1st year of the Novo Girassol - Saberes e Fazeres do Campo collection, adopted in all schools in the municipalities of Laranjeiras - Sergipe state, through PNLD Field for the years 2016, 2017 and 2018, in what concerns the phonological awareness, considering its relevance, especially in the initial series. We aim to investigate how the teaching sequences are presented for this stage of literacy and learning schooling, if there are clues to activities that contemplate the relationship between speech and writing and, besides that, to make education professionals aware that, due to the absence of such biases there is a need to seek other supporting materials. KEYWORDS: Didactic Book. Phonological Awareness. Literacy. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11764 10.51951/ti.v9i17 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11764 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v9i17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11764/8930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208 Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208 Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208 Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 193-208 2236-7403 10.51951/ti.v9i17 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415828312064 |