LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Adilson Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071
Resumo: RESUMO: Este artigo trata do ensino da poesia e, especificamente, do letramento lírico no ensino fundamental. Discute a marginalização e desprestígio a que a poesia é relegada em nossas escolas da educação básica. A leitura de poesia e o letramento lírico são essenciais para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais. O trabalho com o gênero poema e/ou com outros textos que retomem a linguagem poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que lhe permite alcançar um considerável nível de humanização, sensibilização, posicionamento crítico e reflexão sobre a cultura de um povo, e sua própria história no mundo. Como fundamentação teórica deste trabalho, recorremos a Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 e 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) e outros autores. PALAVRAS-CHAVE: Leitura de poesia. Letramento lírico. Texto poético. Ensino.   ABSTRACT: This article deals with the teaching of poetry and specifically lyric literacy in elementary school. It discusses the marginalization and desprestige to which poetry is relegated in our schools of basic education. Poetry reading and lyrical literacy are essential for students at this level of basic education to apply and make good use of their knowledge in various social contexts. Working with the poem genre and / or other texts that return to poetic language is very enriching for the student, since it allows him to achieve a considerable level of humanization, sensitization, critical positioning and reflection on the culture of a people, and its own history in the world. As theoretical foundation of this work, we resort to Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 and 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) and among others. KEYWORDS: Reading of poetry. Lyrical lyrics. Poetic text. Teaching.
id UFS-5_6ea06953840f1e018a265d86624314d9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12071
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITYRESUMO: Este artigo trata do ensino da poesia e, especificamente, do letramento lírico no ensino fundamental. Discute a marginalização e desprestígio a que a poesia é relegada em nossas escolas da educação básica. A leitura de poesia e o letramento lírico são essenciais para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais. O trabalho com o gênero poema e/ou com outros textos que retomem a linguagem poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que lhe permite alcançar um considerável nível de humanização, sensibilização, posicionamento crítico e reflexão sobre a cultura de um povo, e sua própria história no mundo. Como fundamentação teórica deste trabalho, recorremos a Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 e 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) e outros autores. PALAVRAS-CHAVE: Leitura de poesia. Letramento lírico. Texto poético. Ensino.   ABSTRACT: This article deals with the teaching of poetry and specifically lyric literacy in elementary school. It discusses the marginalization and desprestige to which poetry is relegated in our schools of basic education. Poetry reading and lyrical literacy are essential for students at this level of basic education to apply and make good use of their knowledge in various social contexts. Working with the poem genre and / or other texts that return to poetic language is very enriching for the student, since it allows him to achieve a considerable level of humanization, sensitization, critical positioning and reflection on the culture of a people, and its own history in the world. As theoretical foundation of this work, we resort to Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 and 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) and among others. KEYWORDS: Reading of poetry. Lyrical lyrics. Poetic text. Teaching.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1207110.51951/ti.v9i18Travessias Interativas; No 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119Travessias Interativas; n. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119Travessias Interativas; No. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119Travessias Interativas; Núm. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-1192236-740310.51951/ti.v9i18reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071/9171Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA, Adilson Oliveira2021-07-27T21:08:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12071Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:08:03Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
title LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
spellingShingle LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
ALMEIDA, Adilson Oliveira
title_short LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
title_full LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
title_fullStr LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
title_full_unstemmed LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
title_sort LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY
author ALMEIDA, Adilson Oliveira
author_facet ALMEIDA, Adilson Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Adilson Oliveira
description RESUMO: Este artigo trata do ensino da poesia e, especificamente, do letramento lírico no ensino fundamental. Discute a marginalização e desprestígio a que a poesia é relegada em nossas escolas da educação básica. A leitura de poesia e o letramento lírico são essenciais para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais. O trabalho com o gênero poema e/ou com outros textos que retomem a linguagem poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que lhe permite alcançar um considerável nível de humanização, sensibilização, posicionamento crítico e reflexão sobre a cultura de um povo, e sua própria história no mundo. Como fundamentação teórica deste trabalho, recorremos a Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 e 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) e outros autores. PALAVRAS-CHAVE: Leitura de poesia. Letramento lírico. Texto poético. Ensino.   ABSTRACT: This article deals with the teaching of poetry and specifically lyric literacy in elementary school. It discusses the marginalization and desprestige to which poetry is relegated in our schools of basic education. Poetry reading and lyrical literacy are essential for students at this level of basic education to apply and make good use of their knowledge in various social contexts. Working with the poem genre and / or other texts that return to poetic language is very enriching for the student, since it allows him to achieve a considerable level of humanization, sensitization, critical positioning and reflection on the culture of a people, and its own history in the world. As theoretical foundation of this work, we resort to Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 and 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) and among others. KEYWORDS: Reading of poetry. Lyrical lyrics. Poetic text. Teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071
10.51951/ti.v9i18
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071/9171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119
Travessias Interativas; n. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119
Travessias Interativas; No. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119
Travessias Interativas; Núm. 18 (2019): Travessias Interativas → maio/2019; pp. 105-119
2236-7403
10.51951/ti.v9i18
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415852429312