AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Záira Bomfante dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PUTTIN, Andressa Biancardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10245
Resumo: RESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático.   ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook.
id UFS-5_024d336df7784523dd49368886b2e8d9
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10245
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOKRESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático.   ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1024510.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-1042236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10245/7837Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Záira Bomfante dosPUTTIN, Andressa Biancardi2021-07-27T20:08:50Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10245Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:08:50Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
title AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
SANTOS, Záira Bomfante dos
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
author SANTOS, Záira Bomfante dos
author_facet SANTOS, Záira Bomfante dos
PUTTIN, Andressa Biancardi
author_role author
author2 PUTTIN, Andressa Biancardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Záira Bomfante dos
PUTTIN, Andressa Biancardi
description RESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático.   ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10245
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10245
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10245/7837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460912766976