[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41503 |
Resumo: | [pt] No mercado editorial, o livro eletrônico didático tem sido encarado como um grande ponto de interrogação tanto pela adoção em sala de aula quanto por sua cadeia produtiva, muito porque sua demanda foi criada a reboque da revolução digital e não foi possível estruturar um processo ou uma expertise na sua constituição como produto da indústria cultural. As principais editoras brasileiras do ramo, neste contexto, criaram suas coleções a partir do modelo adotado no livro impresso incluindo recursos digitais a medida que a tecnologia permite e que o mercado vem aceitando para compor o livro eletrônico didático. Neste processo, o papel do designer gráfico tornou-se passível de questionamento e porque não dizer reestruturação, oportunidade a qual me parece essencial a descobrir entendendo as nuances dos agentes envolvidos no processo, mas também aberto a entender a cadeia produtiva e mais precisamente o uso em sala de aula, a participação do professor e a performance do aluno frente ao recurso digital. Parto do seguinte questionamento: qual é a contribuição do designer na produção do livro didático eletrônico para que ofereça uma experiência de uso que favoreça o processo de ensino aprendizagem? Para tentar responder a essa pergunta, esta pesquisa se debruça sobre a análise dos componentes digitais do livro didático eletrônico cujo objetivo é mapear, estabelecer conexões e parâmetros para esses recursos que são componentes do objeto de pesquisa. O livro escolhido faz parte do catálogo da Editora Learning Factory S.A é identificado como book app, no que tange sua classificação como livro eletrônico. A metodologia para análise parte de uma pesquisa documental para escolha e critérios de seleção do volume a ser estudado, de cunho exploratório e posteriormente segue o estudo de caso relacionado. Pensar o uso é de extrema importância para se delinear outras possibilidades do papel do designer gráfico como mediador na produção de recursos didáticos, entendendo também sua importância e responsabilidade social na sua práxis cotidiana. Portanto essa pesquisa vem a se somar a outras do mesmo campo dando sua contribuição ao ligar os pontos diretamente relacionados entre produtores/agentes e usuários e público, distantes pelas rotinas, orçamentos e cronogramas dos escritórios, num espaço de reflexão e análise dentro do ambiente acadêmico. |
id |
PUC_RIO-1_dcc1623bd43db87a0d48d63715d0fb8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:41503 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE [pt] ANÁLISE DOS COMPONENTES DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO DE LÍNGUA INGLESA [pt] LINGUAGEM[pt] BOOK APP[pt] DESIGN GRAFICO EDITORIAL[pt] COMPONENTE DIGITAL[pt] LIVRO DIDATICO ELETRONICO[pt] COMUNICACAO E CULTURA[pt] INTERACAO OU CONSTRUCAO DE SENTIDOS[en] LANGUAGE[en] BOOK APP[en] DESIGN EDITORIAL GRAPHIC[en] DIGITAL COMPONENT[en] EDUCATIONAL DIGITAL TEXTBOOK[en] CULTURE AND COMUNICATION[en] INTERACTION OR CONSTRUCTION OF SENSES[pt] No mercado editorial, o livro eletrônico didático tem sido encarado como um grande ponto de interrogação tanto pela adoção em sala de aula quanto por sua cadeia produtiva, muito porque sua demanda foi criada a reboque da revolução digital e não foi possível estruturar um processo ou uma expertise na sua constituição como produto da indústria cultural. As principais editoras brasileiras do ramo, neste contexto, criaram suas coleções a partir do modelo adotado no livro impresso incluindo recursos digitais a medida que a tecnologia permite e que o mercado vem aceitando para compor o livro eletrônico didático. Neste processo, o papel do designer gráfico tornou-se passível de questionamento e porque não dizer reestruturação, oportunidade a qual me parece essencial a descobrir entendendo as nuances dos agentes envolvidos no processo, mas também aberto a entender a cadeia produtiva e mais precisamente o uso em sala de aula, a participação do professor e a performance do aluno frente ao recurso digital. Parto do seguinte questionamento: qual é a contribuição do designer na produção do livro didático eletrônico para que ofereça uma experiência de uso que favoreça o processo de ensino aprendizagem? Para tentar responder a essa pergunta, esta pesquisa se debruça sobre a análise dos componentes digitais do livro didático eletrônico cujo objetivo é mapear, estabelecer conexões e parâmetros para esses recursos que são componentes do objeto de pesquisa. O livro escolhido faz parte do catálogo da Editora Learning Factory S.A é identificado como book app, no que tange sua classificação como livro eletrônico. A metodologia para análise parte de uma pesquisa documental para escolha e critérios de seleção do volume a ser estudado, de cunho exploratório e posteriormente segue o estudo de caso relacionado. Pensar o uso é de extrema importância para se delinear outras possibilidades do papel do designer gráfico como mediador na produção de recursos didáticos, entendendo também sua importância e responsabilidade social na sua práxis cotidiana. Portanto essa pesquisa vem a se somar a outras do mesmo campo dando sua contribuição ao ligar os pontos diretamente relacionados entre produtores/agentes e usuários e público, distantes pelas rotinas, orçamentos e cronogramas dos escritórios, num espaço de reflexão e análise dentro do ambiente acadêmico.[en] In the publishing market, the electronic textbook has been seen as a great question mark both for adoption in the classroom and for its production chain, much because its demand was created in the wake of the digital revolution and it was not possible to structure a process or a expertise in its constitution as a product of the cultural industry. The main Brazilian publishers in this field have created their collections based on the model adopted in the printed book, including digital resources as technology allows and that the market has accepted to compose the electronic textbook. In this process, the role of the graphic designer became questionable and why not say restructuring, which seems essential to me to understand the nuances of the agents involved in the process, but also think about the production chain and more precisely the use in the classroom, the participation of the teacher and the performance of the student in front of the digital resource. Based on the question about the contribution of the designer in a production of the electronic textbook in a way the can enhance the learners experience. In order to answer this question, this research focuses on the analysis of the digital components of the electronic textbook whose purpose is to map, establish connections and parameters for those resources that are components of the research object. The chosen book is part of the catalogue of Learning Factory S.A / Cultura Inglesa and is identified as book app, regarding its classification as electronic book. The methodology for analysis is based on a documentary research for the selection criteria of the volume to be studied, with an exploratory nature and later follows the related study case. To think about the use is of extreme importance to delineate other possibilities of the role of graphic designer as mediator in the production of learning resources, understanding also their importance and social responsibility in their everyday praxis. Therefore, this research comes to add to others of the same field giving their contribution in connecting the directly related points between stakeholders, distant by the routines, budgets and schedules of the offices, in a space of reflection and analysis within the academic field.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZNATHALIA DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41503porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:41503Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE [pt] ANÁLISE DOS COMPONENTES DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO DE LÍNGUA INGLESA |
title |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
spellingShingle |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE NATHALIA DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA [pt] LINGUAGEM [pt] BOOK APP [pt] DESIGN GRAFICO EDITORIAL [pt] COMPONENTE DIGITAL [pt] LIVRO DIDATICO ELETRONICO [pt] COMUNICACAO E CULTURA [pt] INTERACAO OU CONSTRUCAO DE SENTIDOS [en] LANGUAGE [en] BOOK APP [en] DESIGN EDITORIAL GRAPHIC [en] DIGITAL COMPONENT [en] EDUCATIONAL DIGITAL TEXTBOOK [en] CULTURE AND COMUNICATION [en] INTERACTION OR CONSTRUCTION OF SENSES |
title_short |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
title_full |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
title_fullStr |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
title_full_unstemmed |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
title_sort |
[en] ANALYSIS OF DIGITAL COMPONENTS IN THE TEXTBOOK OF ENGLISH LANGUAGE |
author |
NATHALIA DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA |
author_facet |
NATHALIA DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NATHALIA DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LINGUAGEM [pt] BOOK APP [pt] DESIGN GRAFICO EDITORIAL [pt] COMPONENTE DIGITAL [pt] LIVRO DIDATICO ELETRONICO [pt] COMUNICACAO E CULTURA [pt] INTERACAO OU CONSTRUCAO DE SENTIDOS [en] LANGUAGE [en] BOOK APP [en] DESIGN EDITORIAL GRAPHIC [en] DIGITAL COMPONENT [en] EDUCATIONAL DIGITAL TEXTBOOK [en] CULTURE AND COMUNICATION [en] INTERACTION OR CONSTRUCTION OF SENSES |
topic |
[pt] LINGUAGEM [pt] BOOK APP [pt] DESIGN GRAFICO EDITORIAL [pt] COMPONENTE DIGITAL [pt] LIVRO DIDATICO ELETRONICO [pt] COMUNICACAO E CULTURA [pt] INTERACAO OU CONSTRUCAO DE SENTIDOS [en] LANGUAGE [en] BOOK APP [en] DESIGN EDITORIAL GRAPHIC [en] DIGITAL COMPONENT [en] EDUCATIONAL DIGITAL TEXTBOOK [en] CULTURE AND COMUNICATION [en] INTERACTION OR CONSTRUCTION OF SENSES |
description |
[pt] No mercado editorial, o livro eletrônico didático tem sido encarado como um grande ponto de interrogação tanto pela adoção em sala de aula quanto por sua cadeia produtiva, muito porque sua demanda foi criada a reboque da revolução digital e não foi possível estruturar um processo ou uma expertise na sua constituição como produto da indústria cultural. As principais editoras brasileiras do ramo, neste contexto, criaram suas coleções a partir do modelo adotado no livro impresso incluindo recursos digitais a medida que a tecnologia permite e que o mercado vem aceitando para compor o livro eletrônico didático. Neste processo, o papel do designer gráfico tornou-se passível de questionamento e porque não dizer reestruturação, oportunidade a qual me parece essencial a descobrir entendendo as nuances dos agentes envolvidos no processo, mas também aberto a entender a cadeia produtiva e mais precisamente o uso em sala de aula, a participação do professor e a performance do aluno frente ao recurso digital. Parto do seguinte questionamento: qual é a contribuição do designer na produção do livro didático eletrônico para que ofereça uma experiência de uso que favoreça o processo de ensino aprendizagem? Para tentar responder a essa pergunta, esta pesquisa se debruça sobre a análise dos componentes digitais do livro didático eletrônico cujo objetivo é mapear, estabelecer conexões e parâmetros para esses recursos que são componentes do objeto de pesquisa. O livro escolhido faz parte do catálogo da Editora Learning Factory S.A é identificado como book app, no que tange sua classificação como livro eletrônico. A metodologia para análise parte de uma pesquisa documental para escolha e critérios de seleção do volume a ser estudado, de cunho exploratório e posteriormente segue o estudo de caso relacionado. Pensar o uso é de extrema importância para se delinear outras possibilidades do papel do designer gráfico como mediador na produção de recursos didáticos, entendendo também sua importância e responsabilidade social na sua práxis cotidiana. Portanto essa pesquisa vem a se somar a outras do mesmo campo dando sua contribuição ao ligar os pontos diretamente relacionados entre produtores/agentes e usuários e público, distantes pelas rotinas, orçamentos e cronogramas dos escritórios, num espaço de reflexão e análise dentro do ambiente acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41503 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41503@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822617138331648 |