CAIO FERNANDO ABREU: VIVÊNCIAS E AUSÊNCIAS: CAIO FERNANDO ABREU: EXPERIENCES AND ABSENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, João Victor Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ANDRADE, Alexandre de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10311
Resumo: RESUMO: Aspecto presente em toda a obra de Caio Fernando Abreu, a ausência atormenta e reconforta o escritor de diversas maneiras. Em Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012), são apresentados cento e dezesseis poemas do escritor de Rio Grande do Sul, dentre os quais mais de cem, inéditos. Com efeito, engendra-se certa curiosidade sobre como tal sentimento se configura nos versos de Abreu, além de se querer saber o que está por trás da ausência e, também, como vêm a ser as relações que o eu-lírico mantém com essa falta. Teóricos como Sigmund Freud, Friedrich Schiller e Antônio Cícero serviram como aparato, para que fosse desenvolvido o trabalho da ausência em Caio Fernando Abreu. O presente artigo busca, sobretudo, percorrer os caminhos enveredados pelo eu-lírico pelos tortuosos caminhos da vida, em quatro de seus poemas, sendo eles: “Cantiga de hoje à noite”, “Curtume”, “Triste, triste viver num tempo sem deuses” e “Stone Song”. PALAVRAS-CHAVE: Caio Fernando Abreu. Poesia. Ausência. Melancolia.   ABSTRACT: As an aspect present in the entire work of Caio Fernando Abreu, absence torments and comforts the writer in various ways. In Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012), we are presented with one hundred and sixteen poems by the writer from Rio Grande do Sul, among which more than one hundred, unpublished. In fact, there is a certain curiosity about how such a feeling is configured in the verses of Abreu, in addition to wanting to know what is behind the absence and also, as it sees it to be the relations that the lyrical self maintains with this lack. Theorists like Sigmund Freud, Friedrich Schiller and Antônio Cícero served as apparatus, so that the work of the absence in Caio Fernando was developed. The present article seeks, above all, to follow the paths of the lyrical self through the tortuous paths of life in four of his poems: “Cantiga de hoje à noite”, “Curtume”, “Triste, triste viver num tempo sem deuses” and “Stone Song”. KEYWORDS: Caio Fernando Abreu. Poetry. Absence. Melancholy.
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