LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073 |
Resumo: | A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram. |
id |
UFS-5_a4c22a758b29f29cafc5d205fb2d936e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17073 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTSAS LÍNGUAS E SEUS LUGARES NAS FRONTEIRAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS MULTILÍNGUESlínguas; fronteiras; políticas linguísticas.A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram.The intense circulation and population mobility in regions of national borders result in the configuration of spaces of great linguistic and cultural diversity. These are constituted as plurilingual environments in which people develop and make use of plural repertoires, due to the experiences, opportunities, and situations of interaction in different languages, in various domains. Faced with this reality, the ideology of consolidating monolingual national territories coinciding with political-administrative territories of the States and the knowledge that derives from this orientation is challenged by the inevitable flow of people and their languages across borders. In these contexts, the official languages, as well as their statutes in linguistic-educational policies, collide with the different places that languages occupy in everyday linguistic practices. This study, written within the scope of the Linguistic Policy, aims to discuss the relationship between the official and institutional places established for languages in the field of education, in contrast with the places that languages occupy in everyday practices. It is about weaving reflections on the challenges of initial teacher education in contexts where languages and borders (dis)encounter.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1707310.51951/ti.v12i25.p124-140Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-1402236-740310.51951/ti.v12i25reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073/12893Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerger, Isis Ribeiro2022-07-08T23:14:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17073Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-07-08T23:14:19Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS AS LÍNGUAS E SEUS LUGARES NAS FRONTEIRAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES |
title |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
spellingShingle |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS Berger, Isis Ribeiro línguas; fronteiras; políticas linguísticas. |
title_short |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
title_full |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
title_fullStr |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
title_full_unstemmed |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
title_sort |
LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS |
author |
Berger, Isis Ribeiro |
author_facet |
Berger, Isis Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berger, Isis Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
línguas; fronteiras; políticas linguísticas. |
topic |
línguas; fronteiras; políticas linguísticas. |
description |
A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073 10.51951/ti.v12i25.p124-140 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v12i25.p124-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073/12893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140 Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140 Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140 Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140 2236-7403 10.51951/ti.v12i25 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416873742336 |