LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Isis Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073
Resumo: A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram.
id UFS-5_a4c22a758b29f29cafc5d205fb2d936e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17073
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTSAS LÍNGUAS E SEUS LUGARES NAS FRONTEIRAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS MULTILÍNGUESlínguas; fronteiras; políticas linguísticas.A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram.The intense circulation and population mobility in regions of national borders result in the configuration of spaces of great linguistic and cultural diversity. These are constituted as plurilingual environments in which people develop and make use of plural repertoires, due to the experiences, opportunities, and situations of interaction in different languages, in various domains. Faced with this reality, the ideology of consolidating monolingual national territories coinciding with political-administrative territories of the States and the knowledge that derives from this orientation is challenged by the inevitable flow of people and their languages ​​across borders. In these contexts, the official languages, as well as their statutes in linguistic-educational policies, collide with the different places that languages ​​occupy in everyday linguistic practices. This study, written within the scope of the Linguistic Policy, aims to discuss the relationship between the official and institutional places established for languages in the field of education, in contrast with the places that languages ​​occupy in everyday practices. It is about weaving reflections on the challenges of initial teacher education in contexts where languages ​​and borders (dis)encounter.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1707310.51951/ti.v12i25.p124-140Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-1402236-740310.51951/ti.v12i25reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073/12893Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerger, Isis Ribeiro2022-07-08T23:14:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17073Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-07-08T23:14:19Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
AS LÍNGUAS E SEUS LUGARES NAS FRONTEIRAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES
title LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
spellingShingle LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
Berger, Isis Ribeiro
línguas; fronteiras; políticas linguísticas.
title_short LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
title_full LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
title_fullStr LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
title_full_unstemmed LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
title_sort LANGUAGES AND THEIR PLACES IN BORDER REGIONS: CHALLENGES OF TEACHER EDUCATION IN MULTILINGUAL CONTEXTS
author Berger, Isis Ribeiro
author_facet Berger, Isis Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Isis Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv línguas; fronteiras; políticas linguísticas.
topic línguas; fronteiras; políticas linguísticas.
description A intensa circulação e mobilidade populacional que se verifica em regiões de fronteiras nacionais resultam na configuração de espaços de grande diversidade linguístico-cultural. Esses se constituem como ambientes plurilíngues em que os sujeitos desenvolvem e lançam mão de repertórios plurais, em razão das vivências, oportunidades e situações de interação em diferentes línguas, nos mais variados domínios. Diante dessa realidade, a ideologia da consolidação de territórios nacionais monolíngues coincidentes com territórios político-administrativos dos Estados e de todo o conjunto de conhecimentos que deriva dessa orientação se vê desafiada pelo inevitável fluxo de pessoas e suas línguas pelas fronteiras. Nesses contextos, os lugares oficiais das línguas, bem como seus estatutos nas políticas linguístico-educacionais colidem com os diferentes lugares que as línguas ocupam nas práticas linguísticas cotidianas. Este texto, que se inscreve no escopo da Política Linguística, visa discutir a relação entre os lugares estabelecidos para as línguas oficialmente e institucionalmente no âmbito da educação, no contraponto com os lugares que as línguas ocupam nas práticas cotidianas. Trata-se de tecer reflexões sobre os desafios da formação inicial e da docência em contextos em que línguas e fronteiras se (des)encontram.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073
10.51951/ti.v12i25.p124-140
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073
identifier_str_mv 10.51951/ti.v12i25.p124-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17073/12893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140
Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140
Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140
Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 124-140
2236-7403
10.51951/ti.v12i25
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416873742336