A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10287 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero. ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender. |
id |
UFS-5_c0b1ffb43b28dd83546d8cb88cc44be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10287 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDERESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero. ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender.Universidade Federal de Sergipe - UFS2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1028710.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-2292236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10287/7905Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPAIVA, Juliana SilveiraPEREIRA, Andrea Cristina Martins2021-07-27T20:41:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10287Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:41:09Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
title |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
spellingShingle |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE PAIVA, Juliana Silveira |
title_short |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
title_full |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
title_fullStr |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
title_full_unstemmed |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
title_sort |
A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE |
author |
PAIVA, Juliana Silveira |
author_facet |
PAIVA, Juliana Silveira PEREIRA, Andrea Cristina Martins |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Andrea Cristina Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAIVA, Juliana Silveira PEREIRA, Andrea Cristina Martins |
description |
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero. ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10287 10.51951/ti.v8i16 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10287 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v8i16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10287/7905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229 Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229 Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229 Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229 2236-7403 10.51951/ti.v8i16 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328414759813120 |