FOGO MORTO: A DRAMATIZAÇÃO SOCIAL E SUBJETIVA DA DECADÊNCIA: FOGO MORTO: THE SOCIAL AND SUBJECTIVE DRAMATIZATION´S DECADENCY

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Autor(a) principal: ARAÚJO, Bárbara Del Rio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11082
Resumo: RESUMO: Este trabalho visa ao estudo da obra Fogo Morto (1943), de José Lins do Rego, especificamente da análise dos elementos estéticos, que dramatizam na narrativa a transição das práticas mercantilistas para a economia capitalista no nordeste brasileiro. Considerada pela crítica literária como o romance que conclui magistralmente o “ciclo da cana-de-açúcar”, Fogo Morto representa o declínio da estrutura dos engenhos e, sobretudo, a degradação humana frente à modernização. Em face dos outros romances do ciclo, a obra referida é caracterizada pela sedimentação dos procedimentos artísticos, contudo não se pretende estender ao estudo comparado desses procedimentos, mas investigar de que modo Fogo Morto consegue contemplar dinamicamente a realidade decadente açucareira enquanto forma artística. Através da análise da instância narrativa e da configuração dos personagens, os quais são adotados tradicionalmente pela crítica como tipos, representantes de um grupo social, pretender-se-á evidenciar a sua complexidade de modo a dramatizar, na exposição do seu psicologismo, o declínio sócioeconômico da região. Nesse sentido, interessa demonstrar como o romance, através da combinação matizada das esferas social e subjetiva, supera o didatismo e a rigidez, que separa a ficção brasileira dos anos 30 em rótulos “social-regional” e “psicológico-intimista”, encenando de forma mais contundente o tema da decadência. PALAVRAS-CHAVE: Romance regional. Romance intimista. Fogo Morto.        ABSTRACT: This paper aims the study of Fogo Morto, from Jose Lins do Rego, specifically the aesthetic elements´ analyses, which dramatize on the narrative the transition of mercantilism practices for capitalist economy in the Brazilian northeast. Considered by literary criticism as a novel that concluded magnificently the cycle of sugar-cane, the book refereed is characterized by artistic procedure sedimentation, although it isn’t this research focus. We intend to examine how Fogo Morto can contemplate dynamically the decaying sugar reality as artistic form. By the narrative focus and the characters setting, which are traditionally adopted as simple types, representatives of social groups, We intend to evidence its complexity, that made them dramatize, in its psychologism, the regional social decline. In this sense, it´s part of this research to show how the novel Fogo Morto, by the balanced combination between the social and subjective aspects, overcome the didatism and the rigidness, that divide the 30´s Brazilian fiction in tags social-regional and psychological-intimate, exhibiting better the decay theme. KEYWORDS: Regional Novel. Intimate Novel. Fogo Morto.
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