POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095 |
Resumo: | RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector. ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector. |
id |
UFS-5_d5639f8ca7d41036d98700fe02c3a220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11095 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector. ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095Travessias Interativas; No 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-862236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095/8588Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessALONSO, Mariângela2020-06-28T21:04:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11095Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
title |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
spellingShingle |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR ALONSO, Mariângela |
title_short |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
title_full |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
title_fullStr |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
title_full_unstemmed |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
title_sort |
POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR |
author |
ALONSO, Mariângela |
author_facet |
ALONSO, Mariângela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALONSO, Mariângela |
description |
RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector. ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11095/8588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86 Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86 Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86 Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415738134528 |