“VOLTANU PRA CASA (GOING BACK HOME)”: THE ASSIMILATION OF /d/ GERÚNDIO IN THE ALAGOANO SERTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Stephanie Maiane dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Almir Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17452
Resumo: O presente artigo tem como o objetivo investigar a assimilação do /d/ nos verbos no gerúndio nas cidades de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, localizadas no Sertão do estado de Alagoas, em palavras do tipo ‘estudando’, ‘pedindo’, ‘ouvindo’ e ‘falando’, por meio de análise de entrevistas orais que compõem o banco de dados do Projeto Portal. Para tanto, foi utilizado como embasamento teórico a Sociolinguística Variacionista (LABOV (2008); WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006), a qual prevê que cada elemento variacional no interior da língua sofre de uma valoração social que condiciona sua realização, o que acarreta na expectativa de que cada variante linguística possa ser socialmente percebida como marcas positivas ou negativas do comportamento linguístico do falante. A pesquisa conta com 48 entrevistas de fala espontânea de informantes que foram estratificadas em sexo, idade, escolaridade e cidade, cuja correlação variacional será contraposta com as variáveis linguísticas extensão do vocábulo, contexto seguinte, contexto anterior, tipo do verbo e conjugação verbal. A partir de análise estatística no programa R, em sua interface Rstudio, os resultados apontam para a interferência das variáveis sociais idade e escolaridade do falante, sendo a assimilação da marca de gerúndio /d/ mais produtivo em falas de jovens e pessoas mais escolarizadas. Quanto às variáveis linguísticas, as que apresentaram maior significância foram a extensão do vocábulo, no qual o condicionamento da assimilação é proporcional ao tamanho do vocábulo; contexto seguinte, sendo a presença das oclusivas, o maior favorecedor da assimilação; e o tipo do verbo, com os verbos copulativos favorecendo a assimilação.
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spelling “VOLTANU PRA CASA (GOING BACK HOME)”: THE ASSIMILATION OF /d/ GERÚNDIO IN THE ALAGOANO SERTÃO“VOLTANU PRA CASA”: A ASSIMILAÇÃO DO /d/ GERÚNDIO NO SERTÃO ALAGOANOSociolinguística; Assimilação; Gerúndio; Delmiro Gouveia; Santana do Ipanema.Sociolinguistics; Assimilation; Gerund; Delmiro Gouveia; Santana do Ipanema.O presente artigo tem como o objetivo investigar a assimilação do /d/ nos verbos no gerúndio nas cidades de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, localizadas no Sertão do estado de Alagoas, em palavras do tipo ‘estudando’, ‘pedindo’, ‘ouvindo’ e ‘falando’, por meio de análise de entrevistas orais que compõem o banco de dados do Projeto Portal. Para tanto, foi utilizado como embasamento teórico a Sociolinguística Variacionista (LABOV (2008); WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006), a qual prevê que cada elemento variacional no interior da língua sofre de uma valoração social que condiciona sua realização, o que acarreta na expectativa de que cada variante linguística possa ser socialmente percebida como marcas positivas ou negativas do comportamento linguístico do falante. A pesquisa conta com 48 entrevistas de fala espontânea de informantes que foram estratificadas em sexo, idade, escolaridade e cidade, cuja correlação variacional será contraposta com as variáveis linguísticas extensão do vocábulo, contexto seguinte, contexto anterior, tipo do verbo e conjugação verbal. A partir de análise estatística no programa R, em sua interface Rstudio, os resultados apontam para a interferência das variáveis sociais idade e escolaridade do falante, sendo a assimilação da marca de gerúndio /d/ mais produtivo em falas de jovens e pessoas mais escolarizadas. Quanto às variáveis linguísticas, as que apresentaram maior significância foram a extensão do vocábulo, no qual o condicionamento da assimilação é proporcional ao tamanho do vocábulo; contexto seguinte, sendo a presença das oclusivas, o maior favorecedor da assimilação; e o tipo do verbo, com os verbos copulativos favorecendo a assimilação.This paper aims to investigate the assimilation of /d/ in verbs in the gerund in the cities of Santana do Ipanema and Delmiro Gouveia, located in the Sertão of the state of Alagoas, in words like 'estudando (studying)', 'perguntando (asking)', 'ouvindo (listening)' and 'falando (speaking)', through the analysis of oral interviews that make up the database of the Portal Project. The theoretical framework used for this study was Variationist Sociolinguistics (LABOV (2008); WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006), which predicts that each variational element within the language suffers from a social valuation that conditions its realization, leading to the expectation that each linguistic variant can be socially perceived as positive or negative marks of the speaker's linguistic behavior. The research includes 48 spontaneous speech interviews of informants who were stratified by gender, age, education, and city, whose variational correlation will be contrasted with the linguistic variables word length, next context, previous context, verb type, and verb conjugation. From statistical analysis in the R program, in its interface Rstudio, the results point to the interference of the social variables age and education of the speaker, being the assimilation of the gerund mark /d/ more productive in the speech of young and educated people. As for the linguistic variables, the most significant were vocabulary length, in which assimilation conditioning is proportional to vocabulary length; following context, with the presence of occlusives being the most favorable for assimilation; and verb type, with copulative verbs favoring assimilation.Universidade Federal de Sergipe - UFS2023-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1745210.51951/ti.v12i26.p44-59Travessias Interativas; No 26 (2022): Travessias Interativas → mai-ago/2022; 44-59Travessias Interativas; n. 26 (2022): Travessias Interativas → mai-ago/2022; 44-59Travessias Interativas; No. 26 (2022): Travessias Interativas → mai-ago/2022; 44-59Travessias Interativas; Núm. 26 (2022): Travessias Interativas → mai-ago/2022; 44-592236-740310.51951/ti.v12i26reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17452/13508Copyright (c) 2023 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Stephanie Maiane dos SantosOliveira, Almir Almeida de2023-01-25T19:03:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17452Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2023-01-25T19:03:51Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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