Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cláudio Vitor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mauricio Cazorla , Irene, Cardoso Utsumi, Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14761
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Construímos a sequência “Covariação Estatística na Função Afim”, pautada nos princípios do Ciclo Investigativo e do Letramento Estatístico, e realizamos uma intervenção de ensino com 24 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do curso Técnico em Enfermagem, em seis encontros, com 12 horas aula. Os estudantes coletaram seus dados de variáveis antropométricas e os analisaram tanto de forma univariada, quanto das possíveis relações entre elas utilizando o diagrama de dispersão, escolheram dois pontos e encontraram a função afim correspondente, discutindo a razoabilidade de suas escolhas. Os estudantes conseguiram visualizar a distribuição dos dados, no contexto univariado e bivariado; todavia apresentaram dificuldades na formalização da função afim e a análise das relações entre as variáveis ainda estava influenciada pelas suas crenças e não pela evidência dos dados.
id UFS-6_096c46918523f84a9e729be5d1d9ac62
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/14761
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functionsContribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afimEste artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Construímos a sequência “Covariação Estatística na Função Afim”, pautada nos princípios do Ciclo Investigativo e do Letramento Estatístico, e realizamos uma intervenção de ensino com 24 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do curso Técnico em Enfermagem, em seis encontros, com 12 horas aula. Os estudantes coletaram seus dados de variáveis antropométricas e os analisaram tanto de forma univariada, quanto das possíveis relações entre elas utilizando o diagrama de dispersão, escolheram dois pontos e encontraram a função afim correspondente, discutindo a razoabilidade de suas escolhas. Os estudantes conseguiram visualizar a distribuição dos dados, no contexto univariado e bivariado; todavia apresentaram dificuldades na formalização da função afim e a análise das relações entre as variáveis ainda estava influenciada pelas suas crenças e não pela evidência dos dados.This paper aims to analyze the possible contributions of statistics for the contextualization of affine function. We built the sequence “Statistics Covariation in the Affine Function”, based on the principles of the Investigative Cycle and Statistical Literacy, and we carried out a teaching intervention with 24 students from the 1st year of High School and Technical Nursing integrated course, in six meetings, with 12 class hours. The students collected their data from anthropometric variables and analyzed them both in a univariate manner, as well as the possible relationships between them using the scatterplot. They chose two points and found the corresponding linear function discussing the reasonableness of their choices. The students were able to visualize the data distribution, in the univariate and bivariate context; however, they presented difficulties in formalizing the linear function, and the analysis of the relationships between the variables was still influenced by their beliefs and not by the evidence of the data.Universidade Federal de Sergipe2021-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1476110.34179/revisem.v6i1.14761Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-1462525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14761/11846Copyright (c) 2021 Cláudio Vitor Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Cláudio VitorMauricio Cazorla , Irene Cardoso Utsumi, Miriam2021-06-26T16:32:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14761Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-06-26T16:32:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
Contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim
title Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
spellingShingle Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
Santana, Cláudio Vitor
title_short Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
title_full Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
title_fullStr Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
title_full_unstemmed Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
title_sort Contributions of statistical variables for the contextualization of affine functions
author Santana, Cláudio Vitor
author_facet Santana, Cláudio Vitor
Mauricio Cazorla , Irene
Cardoso Utsumi, Miriam
author_role author
author2 Mauricio Cazorla , Irene
Cardoso Utsumi, Miriam
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Cláudio Vitor
Mauricio Cazorla , Irene
Cardoso Utsumi, Miriam
description Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Construímos a sequência “Covariação Estatística na Função Afim”, pautada nos princípios do Ciclo Investigativo e do Letramento Estatístico, e realizamos uma intervenção de ensino com 24 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do curso Técnico em Enfermagem, em seis encontros, com 12 horas aula. Os estudantes coletaram seus dados de variáveis antropométricas e os analisaram tanto de forma univariada, quanto das possíveis relações entre elas utilizando o diagrama de dispersão, escolheram dois pontos e encontraram a função afim correspondente, discutindo a razoabilidade de suas escolhas. Os estudantes conseguiram visualizar a distribuição dos dados, no contexto univariado e bivariado; todavia apresentaram dificuldades na formalização da função afim e a análise das relações entre as variáveis ainda estava influenciada pelas suas crenças e não pela evidência dos dados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14761
10.34179/revisem.v6i1.14761
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14761
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v6i1.14761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14761/11846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudio Vitor Santana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudio Vitor Santana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 124-146
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461086834688