OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Jéssica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254
Resumo: Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação.
id UFS-6_6bc638a4e8475d32a38786e456554f9f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/7254
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação.Universidade Federal de Sergipe2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/725410.34179/revisem.v3i1.7254Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-492525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254/6830Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCravo, Jéssica2020-02-07T18:19:39Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7254Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:19:39Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
title OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
spellingShingle OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
Cravo, Jéssica
title_short OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
title_full OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
title_fullStr OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
title_full_unstemmed OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
title_sort OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
author Cravo, Jéssica
author_facet Cravo, Jéssica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Jéssica
description Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254
10.34179/revisem.v3i1.7254
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v3i1.7254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254/6830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460568838144