OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254 |
Resumo: | Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação. |
id |
UFS-6_6bc638a4e8475d32a38786e456554f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/7254 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931)Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação.Universidade Federal de Sergipe2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/725410.34179/revisem.v3i1.7254Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-492525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254/6830Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCravo, Jéssica2020-02-07T18:19:39Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7254Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:19:39Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
title |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
spellingShingle |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) Cravo, Jéssica |
title_short |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
title_full |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
title_fullStr |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
title_full_unstemmed |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
title_sort |
OS MATERIAIS DE ENSINO E SEUS TRATAMENTOS NO GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE (1911-1931) |
author |
Cravo, Jéssica |
author_facet |
Cravo, Jéssica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cravo, Jéssica |
description |
Neste artigo são apresentadas algumas considerações acerca dos materiais de ensino dos saberes elementares matemáticos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931, segundo os princípios da pedagogia em voga, isto é, buscou-se compreender se, em meio ao processo modernizador republicano que vinha se instaurando em todo o país, foram suscitadas alterações no modo como o ensino primário vinha se instaurando no Estado, a fim de desvendar a funcionalidade de propostas e práticas modernas apontadas na legislação. Para alcançar o propósito da investigação foram examinadas fontes de pesquisa como: Regulamentos, Leis, Decretos e Programas de Ensino, que puderam subsidiar a investigação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Souza (2006), Azevedo (2009) e Nascimento (2012), para informações sobre os Grupos Escolares, destaque os sergipanos; e Pais (2011), Pinheiro (2013) e Valente (2008), para pincelar informações sobre os materiais. Com base na investigação realizada constatou-se em Sergipe, referencias a pedagogia nova, baseada pelo método de ensino intuitivo, tendo por princípios o ensino pelos sentidos, pela realidade e pela intuição como principal instrumento de aprendizagem, e os materiais de ensino são considerados como elemento crucial da instrução na legislação, seja para acurar a observação ou para atingir o raciocínio pelo tato e manipulação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254 10.34179/revisem.v3i1.7254 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v3i1.7254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7254/6830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 33-49 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460568838144 |