Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12349 |
Resumo: | A construção conceitual é uma preocupação recorrente na pesquisa em educação científica e matemática. Este texto aborda uma discussão sobre a formação de conceitos no âmbito da ciência cognitiva e da cognição corporificada. Ilustra-se uma situação de ensino pautada nos conceitos de retas concorrentes, retas paralelas e retas transversais. A análise volta-se ao uso de metáforas em um ambiente de aprendizagem que potencializa a reflexão conceitual e o uso de smartphone em atividades de geometria. A implementação da atividade e a análise da escrita como forma de verbalizar cada conceito sugerem que em uma aula de matemática são possíveis novas formas de desenvolvimento conceitual, sobretudo por considerar que o pensamento dos sujeitos está cada vez mais impregnado pelas linguagens favorecidas pelas tecnologias digitais móveis. Os smartphones, em particular, reconfiguram o cenário e possibilitam o enriquecimento das interações e do campo imagético-metafórico no desenvolvimento de um conceito. |
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Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricosA construção conceitual é uma preocupação recorrente na pesquisa em educação científica e matemática. Este texto aborda uma discussão sobre a formação de conceitos no âmbito da ciência cognitiva e da cognição corporificada. Ilustra-se uma situação de ensino pautada nos conceitos de retas concorrentes, retas paralelas e retas transversais. A análise volta-se ao uso de metáforas em um ambiente de aprendizagem que potencializa a reflexão conceitual e o uso de smartphone em atividades de geometria. A implementação da atividade e a análise da escrita como forma de verbalizar cada conceito sugerem que em uma aula de matemática são possíveis novas formas de desenvolvimento conceitual, sobretudo por considerar que o pensamento dos sujeitos está cada vez mais impregnado pelas linguagens favorecidas pelas tecnologias digitais móveis. Os smartphones, em particular, reconfiguram o cenário e possibilitam o enriquecimento das interações e do campo imagético-metafórico no desenvolvimento de um conceito.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1234910.34179/revisem.v5i1.12349Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 46 - 70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 46 - 70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 46 - 70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 46 - 702525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12349/10406Henrique, Marcos PauloAlmeida Bairral, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-26T18:55:33Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12349Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:55:33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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