Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cícera
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira Alves, Francisco Regis, Souza, Maria José Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12198
Resumo: O presente artigo tem como objetivo uma estruturação das sessões didáticas com base na análise preliminar e na análise a priori da Engenharia Didática (metodologia de pesquisa) para a construção das sessões didáticas sobre a orientação da Teoria das Situações Didáticas (metodologia de ensino) para uma futura aplicação na fase de experimentação como propõe essa metodologia de pesquisa. Neste sentido, ressaltamos a importância e as contribuições dessas duas junções de metodologias utilizadas para a didática da matemática. Este trabalho foi um recorte de uma dissertação em andamento do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que exemplifica um quadro teórico para uma aplicação da Teoria das Situações Didáticas com situações-problema de Geometria Analítica adaptadas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), com ênfase na visualização do software GeoGebra, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos assuntos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para fortalecer a aplicação das sessões didáticas com mais eficácia no ensino e aprendizagem.   Palavras-chave: GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Situações didáticas. Engenharia Didática.
id UFS-6_9126d1d4e9941b61823ed4d5f0b5ef1b
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12198
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no SpaeceO presente artigo tem como objetivo uma estruturação das sessões didáticas com base na análise preliminar e na análise a priori da Engenharia Didática (metodologia de pesquisa) para a construção das sessões didáticas sobre a orientação da Teoria das Situações Didáticas (metodologia de ensino) para uma futura aplicação na fase de experimentação como propõe essa metodologia de pesquisa. Neste sentido, ressaltamos a importância e as contribuições dessas duas junções de metodologias utilizadas para a didática da matemática. Este trabalho foi um recorte de uma dissertação em andamento do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que exemplifica um quadro teórico para uma aplicação da Teoria das Situações Didáticas com situações-problema de Geometria Analítica adaptadas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), com ênfase na visualização do software GeoGebra, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos assuntos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para fortalecer a aplicação das sessões didáticas com mais eficácia no ensino e aprendizagem.   Palavras-chave: GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Situações didáticas. Engenharia Didática.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1219810.34179/revisem.v5i1.12198Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-3352525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12198/10461Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, CíceraVieira Alves, Francisco Regis Souza, Maria José Araújo 2020-04-28T01:58:06Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12198Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-28T01:58:06Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
title Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
spellingShingle Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
Fernandes, Cícera
title_short Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
title_full Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
title_fullStr Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
title_full_unstemmed Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
title_sort Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
author Fernandes, Cícera
author_facet Fernandes, Cícera
Vieira Alves, Francisco Regis
Souza, Maria José Araújo
author_role author
author2 Vieira Alves, Francisco Regis
Souza, Maria José Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cícera
Vieira Alves, Francisco Regis
Souza, Maria José Araújo
description O presente artigo tem como objetivo uma estruturação das sessões didáticas com base na análise preliminar e na análise a priori da Engenharia Didática (metodologia de pesquisa) para a construção das sessões didáticas sobre a orientação da Teoria das Situações Didáticas (metodologia de ensino) para uma futura aplicação na fase de experimentação como propõe essa metodologia de pesquisa. Neste sentido, ressaltamos a importância e as contribuições dessas duas junções de metodologias utilizadas para a didática da matemática. Este trabalho foi um recorte de uma dissertação em andamento do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que exemplifica um quadro teórico para uma aplicação da Teoria das Situações Didáticas com situações-problema de Geometria Analítica adaptadas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), com ênfase na visualização do software GeoGebra, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos assuntos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para fortalecer a aplicação das sessões didáticas com mais eficácia no ensino e aprendizagem.   Palavras-chave: GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Situações didáticas. Engenharia Didática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12198
10.34179/revisem.v5i1.12198
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12198
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i1.12198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12198/10461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 310-335
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460666355712