FRACTIONAL SENSE: INFORMAL KNOWLEDGE AND SYMBOLIC REPRESENTATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasse Stein, Suelen
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Poffo Possamai, Janaína
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14971
Resumo: Este estudo tem como intuito avaliar o entendimento dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre frações, frente seus conhecimentos informais e de representação simbólica. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa, que apresenta, inicialmente, uma revisão da literatura relacionada com senso numérico fracionário, indicando obstáculos e considerações frente ao desenvolvimento de uma aprendizagem com compreensão, na qual os estudantes conseguem dar sentido às respostas produzidas, argumentando quando é correta e por qual motivo. Na sequência são relatados os significados produzidos pelos estudantes do 6º ano em problemas que envolvem uma descrição informal e com representação simbólica de fração. Os resultados orientam para a importância de se desenvolver um planejamento, ao iniciar o conteúdo de frações no 6º ano, que leve em consideração o desenvolvimento do senso fracionário, em um trabalho que relacione as experiências do cotidiano em processos investigativos. Além disso, é importante que se dedique um maior tempo para a compreensão de partição e parte-todo, uma vez que estas ideias, advindas do conhecimento cotidiano dos estudantes, não são de transferência imediata quando se usa representação simbólica da linguagem matemática.
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spelling FRACTIONAL SENSE: INFORMAL KNOWLEDGE AND SYMBOLIC REPRESENTATIONSENSO FRACIONÁRIO: CONHECIMENTO INFORMAL E REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICAEste estudo tem como intuito avaliar o entendimento dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre frações, frente seus conhecimentos informais e de representação simbólica. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa, que apresenta, inicialmente, uma revisão da literatura relacionada com senso numérico fracionário, indicando obstáculos e considerações frente ao desenvolvimento de uma aprendizagem com compreensão, na qual os estudantes conseguem dar sentido às respostas produzidas, argumentando quando é correta e por qual motivo. Na sequência são relatados os significados produzidos pelos estudantes do 6º ano em problemas que envolvem uma descrição informal e com representação simbólica de fração. Os resultados orientam para a importância de se desenvolver um planejamento, ao iniciar o conteúdo de frações no 6º ano, que leve em consideração o desenvolvimento do senso fracionário, em um trabalho que relacione as experiências do cotidiano em processos investigativos. Além disso, é importante que se dedique um maior tempo para a compreensão de partição e parte-todo, uma vez que estas ideias, advindas do conhecimento cotidiano dos estudantes, não são de transferência imediata quando se usa representação simbólica da linguagem matemática.This study aims to assess the understanding of fractions of the 6th year of elementary school about fractions, given their informal knowledge and symbolic representation. This is a qualitative research, which initially presents a review of the literature related to fractional numerical sense, indicating obstacles and considerations regarding the development of learning with understanding, in which students are able to make sense of the responses produced, arguing when it is correct and for what reason. Following, the meanings produced by 6th grade students in problems that involve an informal description and with a symbolic representation of a fraction are reported. The results guide the importance of developing a plan, when starting the content of fractions in the 6th year, that takes into account the development of the fractional sense in a work that relates the daily experiences in investigative processes. In addition, it is important that more time is devoted to the understanding of partitions and part-whole, since these ideas, arising from the students' daily knowledge, are not immediately transferable when using symbolic representation of mathematical language.Universidade Federal de Sergipe2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1497110.34179/revisem.v7i1.14971Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 24-38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 24-38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 24-38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 24-382525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14971/12720Copyright (c) 2022 Janaína Poffo Possamai, Suelen Sasse Steinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSasse Stein, SuelenPoffo Possamai, Janaína2022-05-13T19:35:33Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14971Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2022-05-13T19:35:33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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