Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061 |
Resumo: | Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval referente à Teoria de Registros de Representação Semiótica. O presente estudo trata sobre possibilidades de ensinar o conteúdo semelhança de triângulos a partir de representações dinâmicas utilizando o software educacional GeoGebra. Neste Artigo presentamos uma das oito atividades da sequência original, que teve como objetivo explorar as condições de semelhança entre dois triângulos a partir das concepções e atitudes dos sujeitos, tomando a TRRS como referencial teórico. Neste viés, o estudo foi aplicado em uma escola pública da rede municipal de Belém, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados, foram constatados que os sujeitos ao produzirem o significado de suas construções no registro figural são capazes de produzir conjecturas e criar hipóteses que facilitam de sobremaneira a construção dos conceitos e propriedades do conteúdo, para além disso, confirmamos que os recursos tecnológicos educacionais, quando utilizados adequadamente, são instrumentos valiosos para o ensino da matemática, e que os ambientes de representação dinâmica possibilitam aos alunos constatar mais facilmente propriedades do objeto matemático que com outros recursos, como lápis e papel. |
id |
UFS-6_ce68c7defb7d7bf32531ff319abe8957 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12061 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicasEsse trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval referente à Teoria de Registros de Representação Semiótica. O presente estudo trata sobre possibilidades de ensinar o conteúdo semelhança de triângulos a partir de representações dinâmicas utilizando o software educacional GeoGebra. Neste Artigo presentamos uma das oito atividades da sequência original, que teve como objetivo explorar as condições de semelhança entre dois triângulos a partir das concepções e atitudes dos sujeitos, tomando a TRRS como referencial teórico. Neste viés, o estudo foi aplicado em uma escola pública da rede municipal de Belém, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados, foram constatados que os sujeitos ao produzirem o significado de suas construções no registro figural são capazes de produzir conjecturas e criar hipóteses que facilitam de sobremaneira a construção dos conceitos e propriedades do conteúdo, para além disso, confirmamos que os recursos tecnológicos educacionais, quando utilizados adequadamente, são instrumentos valiosos para o ensino da matemática, e que os ambientes de representação dinâmica possibilitam aos alunos constatar mais facilmente propriedades do objeto matemático que com outros recursos, como lápis e papel.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1206110.34179/revisem.v5i1.12061Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 3752525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061/10421Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Cabral, Clara AliceSilva de Almeida, Talita Carvalho2020-04-26T18:57:52Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12061Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:57:52Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
title |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
spellingShingle |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas Ferreira Cabral, Clara Alice |
title_short |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
title_full |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
title_fullStr |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
title_full_unstemmed |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
title_sort |
Semelhança de Triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas |
author |
Ferreira Cabral, Clara Alice |
author_facet |
Ferreira Cabral, Clara Alice Silva de Almeida, Talita Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Silva de Almeida, Talita Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Cabral, Clara Alice Silva de Almeida, Talita Carvalho |
description |
Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval referente à Teoria de Registros de Representação Semiótica. O presente estudo trata sobre possibilidades de ensinar o conteúdo semelhança de triângulos a partir de representações dinâmicas utilizando o software educacional GeoGebra. Neste Artigo presentamos uma das oito atividades da sequência original, que teve como objetivo explorar as condições de semelhança entre dois triângulos a partir das concepções e atitudes dos sujeitos, tomando a TRRS como referencial teórico. Neste viés, o estudo foi aplicado em uma escola pública da rede municipal de Belém, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados, foram constatados que os sujeitos ao produzirem o significado de suas construções no registro figural são capazes de produzir conjecturas e criar hipóteses que facilitam de sobremaneira a construção dos conceitos e propriedades do conteúdo, para além disso, confirmamos que os recursos tecnológicos educacionais, quando utilizados adequadamente, são instrumentos valiosos para o ensino da matemática, e que os ambientes de representação dinâmica possibilitam aos alunos constatar mais facilmente propriedades do objeto matemático que com outros recursos, como lápis e papel. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061 10.34179/revisem.v5i1.12061 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i1.12061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061/10421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 358 – 375 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460663209984 |