A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11755 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar e problematizar como se dá a relação universidade/escola no Programa Residência Pedagógica, as estratégias de poder e modos de subjetivação postos em operação pelos discursos. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault, a fim de problematizar as discussões sobre o objeto de estudo. Optamos pela análise documental de um corpus constituído pelo Edital CAPES nº 06/2018 e os relatórios mensais dos residentes e preceptores. Tomamos como referência cinco grandes eixos da experiência, em que buscamos indícios dos efeitos para a formação: conhecendo o contexto e cultura da escola; conhecendo a gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula; experienciando técnicas de ensino, didáticas e metodologias; vivenciando a regência de classe; a parceria estágio, o PRP e escola campo. De modo geral, os resultados indicam que os modos de subjetivação característicos desse momento de formação a inclinaram na direção da hermenêutica da colaboração. A aproximação entre universidade e escola possibilitou refletir sobre o conjunto de práticas instauradas na parceria entre as instituições e entre os diferentes sujeitos que contribuíram para a formação do professor que ensina matemática. |
id |
UFS-6_d803aeda2463249a028f13ff079b85bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11755 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivaçãoEste artigo tem por objetivo analisar e problematizar como se dá a relação universidade/escola no Programa Residência Pedagógica, as estratégias de poder e modos de subjetivação postos em operação pelos discursos. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault, a fim de problematizar as discussões sobre o objeto de estudo. Optamos pela análise documental de um corpus constituído pelo Edital CAPES nº 06/2018 e os relatórios mensais dos residentes e preceptores. Tomamos como referência cinco grandes eixos da experiência, em que buscamos indícios dos efeitos para a formação: conhecendo o contexto e cultura da escola; conhecendo a gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula; experienciando técnicas de ensino, didáticas e metodologias; vivenciando a regência de classe; a parceria estágio, o PRP e escola campo. De modo geral, os resultados indicam que os modos de subjetivação característicos desse momento de formação a inclinaram na direção da hermenêutica da colaboração. A aproximação entre universidade e escola possibilitou refletir sobre o conjunto de práticas instauradas na parceria entre as instituições e entre os diferentes sujeitos que contribuíram para a formação do professor que ensina matemática.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1175510.34179/revisem.v4i2.11755Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 242525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11755/9416Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Flávia Cristina de MâcedoBarbosa, Jonei Cerqueira2021-10-30T01:22:19Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11755Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-10-30T01:22:19Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
title |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
spellingShingle |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação Santana, Flávia Cristina de Mâcedo |
title_short |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
title_full |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
title_fullStr |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
title_full_unstemmed |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
title_sort |
A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação |
author |
Santana, Flávia Cristina de Mâcedo |
author_facet |
Santana, Flávia Cristina de Mâcedo Barbosa, Jonei Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Flávia Cristina de Mâcedo Barbosa, Jonei Cerqueira |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar e problematizar como se dá a relação universidade/escola no Programa Residência Pedagógica, as estratégias de poder e modos de subjetivação postos em operação pelos discursos. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault, a fim de problematizar as discussões sobre o objeto de estudo. Optamos pela análise documental de um corpus constituído pelo Edital CAPES nº 06/2018 e os relatórios mensais dos residentes e preceptores. Tomamos como referência cinco grandes eixos da experiência, em que buscamos indícios dos efeitos para a formação: conhecendo o contexto e cultura da escola; conhecendo a gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula; experienciando técnicas de ensino, didáticas e metodologias; vivenciando a regência de classe; a parceria estágio, o PRP e escola campo. De modo geral, os resultados indicam que os modos de subjetivação característicos desse momento de formação a inclinaram na direção da hermenêutica da colaboração. A aproximação entre universidade e escola possibilitou refletir sobre o conjunto de práticas instauradas na parceria entre as instituições e entre os diferentes sujeitos que contribuíram para a formação do professor que ensina matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11755 10.34179/revisem.v4i2.11755 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11755 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i2.11755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11755/9416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 24 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460636995584 |