SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flaviana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pitanga, Jonathas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293
Resumo: O conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno.
id UFS-6_f384696424639858e4994f35c88b0f27
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/7293
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANOO conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno.Universidade Federal de Sergipe2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/729310.34179/revisem.v3i1.7293Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-162525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/6828https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/9890Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flaviana dos SantosPitanga, Jonathas2020-02-07T18:20:06Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7293Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:20:06Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
title SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
spellingShingle SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
Silva, Flaviana dos Santos
title_short SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
title_full SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
title_fullStr SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
title_sort SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
author Silva, Flaviana dos Santos
author_facet Silva, Flaviana dos Santos
Pitanga, Jonathas
author_role author
author2 Pitanga, Jonathas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flaviana dos Santos
Pitanga, Jonathas
description O conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293
10.34179/revisem.v3i1.7293
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v3i1.7293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/6828
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/9890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460576178176