SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293 |
Resumo: | O conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno. |
id |
UFS-6_f384696424639858e4994f35c88b0f27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/7293 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANOO conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno.Universidade Federal de Sergipe2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/729310.34179/revisem.v3i1.7293Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-162525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/6828https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/9890Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flaviana dos SantosPitanga, Jonathas2020-02-07T18:20:06Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7293Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:20:06Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
title |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
spellingShingle |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO Silva, Flaviana dos Santos |
title_short |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
title_full |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
title_fullStr |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
title_sort |
SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO |
author |
Silva, Flaviana dos Santos |
author_facet |
Silva, Flaviana dos Santos Pitanga, Jonathas |
author_role |
author |
author2 |
Pitanga, Jonathas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flaviana dos Santos Pitanga, Jonathas |
description |
O conteúdo de Função Afim é um componente curricular do 9° ano do ensino fundamental, ou seja, do quarto ciclo de ensino e é notório que causa muita dificuldade entre os estudantes. Sendo assim, cabe ao professor pesquisar e oportunizar atividades desafiadoras para que o aluno consiga compreender, verificando suas semelhanças e desta forma facilitar a compreensão dos seus conceitos, suas propriedades, bem como as especificidades das relações em suas aplicações. Pensando nisso, o objetivo geral desde artigo é apresentar uma sequência de ensino utilizando o GeoGebra como um recurso didático a partir de uma situação problema que leve o aluno a explorar o conteúdo antes da apropriação do mesmo. O embasamento teórico foi articulado com as teorias da abordagem instrumental de Rabardel, dos registros de representação da semiótica e da resolução de problema em Matemática. Com os resultados, foi possível elaborar uma situação problema composta de 04 questões, empregando o software GeoGebra no estudo das Função Afim. A situação problema é direcionada a professores de Matemática, graduandos, ou para profissionais da Educação. Logo, foi possível evidenciar que é importante o professor trazer situações problemas em sala de aula para tornar a Matemática mais próxima da realidade do aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293 10.34179/revisem.v3i1.7293 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v3i1.7293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/6828 https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7293/9890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 3 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-16 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460576178176 |