Feyerabend, Interculturalismo e Etnobiologia: algumas possíveis articulações no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biotemas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/2175-7925.2011v24n3p129 |
Resumo: | A formação do educador em biologia é marcada por uma abordagem cientificista, que legitima o conhecimento sobre biologia a partir da ciência ocidental em detrimento de outros conhecimentos sobre a vida. Partindo da questão sobre a vida que se privilegia na abordagem educativa tradicional da biologia, o artigo procura articular as implicações das etnociências, particularmente da etnobiologia, com a discussão sobre inter/multiculturalismo e o pensamento de Paul Feyerabend. As contribuições dos estudos e discussões provenientes deste substrato teórico são de extrema relevância para esta questão. A partir delas se pode pensar que uma outra biologia é não somente possível, mas necessária, numa aposta de defesa da legitimidade do espaço do etnoconhecimento no ensino de biologia. O elenco de um ou outro etnoconhecimento, respeitado em seu contexto, como contraponto ao unicismo da visão científica, pode ser suficiente para ampliar o horizonte de possibilidades que delimitam os saberes em relação à vida. |
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Feyerabend, Interculturalismo e Etnobiologia: algumas possíveis articulações no ensino de biologiaA formação do educador em biologia é marcada por uma abordagem cientificista, que legitima o conhecimento sobre biologia a partir da ciência ocidental em detrimento de outros conhecimentos sobre a vida. Partindo da questão sobre a vida que se privilegia na abordagem educativa tradicional da biologia, o artigo procura articular as implicações das etnociências, particularmente da etnobiologia, com a discussão sobre inter/multiculturalismo e o pensamento de Paul Feyerabend. As contribuições dos estudos e discussões provenientes deste substrato teórico são de extrema relevância para esta questão. A partir delas se pode pensar que uma outra biologia é não somente possível, mas necessária, numa aposta de defesa da legitimidade do espaço do etnoconhecimento no ensino de biologia. O elenco de um ou outro etnoconhecimento, respeitado em seu contexto, como contraponto ao unicismo da visão científica, pode ser suficiente para ampliar o horizonte de possibilidades que delimitam os saberes em relação à vida.Universidade Federal de Santa Catarina2011-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/2175-7925.2011v24n3p12910.5007/2175-7925.2011v24n3p129Biotemas; v. 24 n. 3 (2011); 129-1402175-79250103-1643reponame:Biotemas (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/2175-7925.2011v24n3p129/18768Copyright (c) 2011 Thales de Astrogildo e Trézinfo:eu-repo/semantics/openAccesse Tréz, Thales de Astrogildo2017-11-09T15:36:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/17490Revistahttp://www.biotemas.ufsc.br/index.htmPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/oai||carlospinto@ccb.ufsc.br2175-79250103-1643opendoar:2017-11-09T15:36:59Biotemas (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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