Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Mácio Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Piato, Éderson Luiz, Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p123
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da estrutura de valores de consumidores de automóveis em São Paulo-SP, estabelecendo uma comparação entre dois modelos: um esportivo e outro compacto. Foram realizadas trinta entrevistas com compradores destes modelos. A técnica qualitativa Laddering orientou a coleta e a análise. Esses consumidores buscam alguns valores em comum: prazer, autorrealização e vida excitante. O consumidor do modelo esportivo exerce uma avaliação utilitária; já a avaliação do compacto é simbólica e utilitária. As cadeias dominantes do modelo esportivo são homogêneas em relação ao tipo de valores; já o modelo compacto, denota heterogeneidade, evidenciando processos decisórios mais complexos.
id UFSC-15_5345db6617ac4acc2cbd8b5ff9ea766f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/26941
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de AutomóveisEste artigo apresenta uma análise da estrutura de valores de consumidores de automóveis em São Paulo-SP, estabelecendo uma comparação entre dois modelos: um esportivo e outro compacto. Foram realizadas trinta entrevistas com compradores destes modelos. A técnica qualitativa Laddering orientou a coleta e a análise. Esses consumidores buscam alguns valores em comum: prazer, autorrealização e vida excitante. O consumidor do modelo esportivo exerce uma avaliação utilitária; já a avaliação do compacto é simbólica e utilitária. As cadeias dominantes do modelo esportivo são homogêneas em relação ao tipo de valores; já o modelo compacto, denota heterogeneidade, evidenciando processos decisórios mais complexos.Universidade Federal de Santa Catarina2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, entrevistas em profundidade, Ladderingapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p12310.5007/2175-8077.2014v16n40p123Revista de Ciências da Administração; V.16 N.40 DEZEMBRO 2014; 123 - 1382175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p123/pdf_39Pimenta, Mácio LopesPiato, Éderson LuizVilas Boas, Luiz Henrique de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T19:02:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/26941Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-06-20T19:02:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
title Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
spellingShingle Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
Pimenta, Mácio Lopes
title_short Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
title_full Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
title_fullStr Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
title_full_unstemmed Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
title_sort Esportivo ou Retrô? Análise Comparativa dos Valores de Compradores de Automóveis
author Pimenta, Mácio Lopes
author_facet Pimenta, Mácio Lopes
Piato, Éderson Luiz
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
author_role author
author2 Piato, Éderson Luiz
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Mácio Lopes
Piato, Éderson Luiz
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
description Este artigo apresenta uma análise da estrutura de valores de consumidores de automóveis em São Paulo-SP, estabelecendo uma comparação entre dois modelos: um esportivo e outro compacto. Foram realizadas trinta entrevistas com compradores destes modelos. A técnica qualitativa Laddering orientou a coleta e a análise. Esses consumidores buscam alguns valores em comum: prazer, autorrealização e vida excitante. O consumidor do modelo esportivo exerce uma avaliação utilitária; já a avaliação do compacto é simbólica e utilitária. As cadeias dominantes do modelo esportivo são homogêneas em relação ao tipo de valores; já o modelo compacto, denota heterogeneidade, evidenciando processos decisórios mais complexos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa, entrevistas em profundidade, Laddering
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p123
10.5007/2175-8077.2014v16n40p123
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p123
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2014v16n40p123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n40p123/pdf_39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V.16 N.40 DEZEMBRO 2014; 123 - 138
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435142089998336