Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Franciani Fernandes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Steiner Neto, Pedro José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p124
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e descrever o estágio em que se encontra a produção científica a respeito do Marketing Internacional no Brasil. Por meio de meta-análise qualitativa, foram verificadas 70 pesquisas publicadas, sendo 42 artigos de periódicos e eventos nacionais da área de administração e 28 teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior brasileiras com cursos de mestrado e doutorado com conceito Capes 4 até 7 na área de Administração. A pesquisa descritiva foi desenvolvida pela aplicação de meta-análise qualitativa com perspectiva longitudinal com corte transversal, levantando 10 variáveis que foram analisadas individualmente, ordenadas por artigo, tese e dissertação, tendo-se partido   para a análise de períodos estabelecidos pela segmentação de 14 anos de estudo (1997-2010). As conclusões levaram ao entendimento de que as pesquisas científicas na área de Marketing Internacional ainda são poucas, porém, apresentam crescimento. São ainda desenvolvidas em empresas do setor industrial, com perspectiva metodológica descritiva e exploratória e apresentaram-se predominantemente como survey, com coleta de dados eminentemente feita por entrevista estruturada e com direcionamento, concentrando-se em poucos autores.
id UFSC-15_837e0ef301b053aa061c26dd9d66f45b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/22260
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no BrasilEsta dissertação tem como objetivo identificar e descrever o estágio em que se encontra a produção científica a respeito do Marketing Internacional no Brasil. Por meio de meta-análise qualitativa, foram verificadas 70 pesquisas publicadas, sendo 42 artigos de periódicos e eventos nacionais da área de administração e 28 teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior brasileiras com cursos de mestrado e doutorado com conceito Capes 4 até 7 na área de Administração. A pesquisa descritiva foi desenvolvida pela aplicação de meta-análise qualitativa com perspectiva longitudinal com corte transversal, levantando 10 variáveis que foram analisadas individualmente, ordenadas por artigo, tese e dissertação, tendo-se partido   para a análise de períodos estabelecidos pela segmentação de 14 anos de estudo (1997-2010). As conclusões levaram ao entendimento de que as pesquisas científicas na área de Marketing Internacional ainda são poucas, porém, apresentam crescimento. São ainda desenvolvidas em empresas do setor industrial, com perspectiva metodológica descritiva e exploratória e apresentaram-se predominantemente como survey, com coleta de dados eminentemente feita por entrevista estruturada e com direcionamento, concentrando-se em poucos autores.Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMeta-análise qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p12410.5007/2175-8077.2013v15n35p124Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 124-1402175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p124/24342Galvão, Franciani FernandesSteiner Neto, Pedro Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22260Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
title Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
spellingShingle Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
Galvão, Franciani Fernandes
title_short Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
title_full Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
title_fullStr Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
title_full_unstemmed Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
title_sort Evolução histórica da pesquisa em Marketing Internacional no Brasil
author Galvão, Franciani Fernandes
author_facet Galvão, Franciani Fernandes
Steiner Neto, Pedro José
author_role author
author2 Steiner Neto, Pedro José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Franciani Fernandes
Steiner Neto, Pedro José
description Esta dissertação tem como objetivo identificar e descrever o estágio em que se encontra a produção científica a respeito do Marketing Internacional no Brasil. Por meio de meta-análise qualitativa, foram verificadas 70 pesquisas publicadas, sendo 42 artigos de periódicos e eventos nacionais da área de administração e 28 teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior brasileiras com cursos de mestrado e doutorado com conceito Capes 4 até 7 na área de Administração. A pesquisa descritiva foi desenvolvida pela aplicação de meta-análise qualitativa com perspectiva longitudinal com corte transversal, levantando 10 variáveis que foram analisadas individualmente, ordenadas por artigo, tese e dissertação, tendo-se partido   para a análise de períodos estabelecidos pela segmentação de 14 anos de estudo (1997-2010). As conclusões levaram ao entendimento de que as pesquisas científicas na área de Marketing Internacional ainda são poucas, porém, apresentam crescimento. São ainda desenvolvidas em empresas do setor industrial, com perspectiva metodológica descritiva e exploratória e apresentaram-se predominantemente como survey, com coleta de dados eminentemente feita por entrevista estruturada e com direcionamento, concentrando-se em poucos autores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Meta-análise qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p124
10.5007/2175-8077.2013v15n35p124
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p124
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2013v15n35p124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p124/24342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 124-140
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141738725376