O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional. |
id |
UFSC-15_9353ad6f1d2c0e8d2dc6e5ec3213c79a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/13084 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemãoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional.Universidade Federal de Santa Catarina2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p25410.5007/2175-8077.2009v11n25p254Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 25, setembro/dezembro de 2009; 254-2812175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254/12596Moraes, Mario Cesar BarretoAlperstedt, Graziela DiasLaranjeira, Lilian Silvestreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-25T18:23:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/13084Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-06-25T18:23:39Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
title |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
spellingShingle |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão Moraes, Mario Cesar Barreto |
title_short |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
title_full |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
title_fullStr |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
title_full_unstemmed |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
title_sort |
O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão |
author |
Moraes, Mario Cesar Barreto |
author_facet |
Moraes, Mario Cesar Barreto Alperstedt, Graziela Dias Laranjeira, Lilian Silvestre |
author_role |
author |
author2 |
Alperstedt, Graziela Dias Laranjeira, Lilian Silvestre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Mario Cesar Barreto Alperstedt, Graziela Dias Laranjeira, Lilian Silvestre |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254 10.5007/2175-8077.2009v11n25p254 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2009v11n25p254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254/12596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 25, setembro/dezembro de 2009; 254-281 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141316149248 |