O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mario Cesar Barreto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alperstedt, Graziela Dias, Laranjeira, Lilian Silvestre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional.
id UFSC-15_9353ad6f1d2c0e8d2dc6e5ec3213c79a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/13084
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemãoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional.Universidade Federal de Santa Catarina2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p25410.5007/2175-8077.2009v11n25p254Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 25, setembro/dezembro de 2009; 254-2812175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254/12596Moraes, Mario Cesar BarretoAlperstedt, Graziela DiasLaranjeira, Lilian Silvestreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-25T18:23:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/13084Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-06-25T18:23:39Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
title O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
spellingShingle O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
Moraes, Mario Cesar Barreto
title_short O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
title_full O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
title_fullStr O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
title_full_unstemmed O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
title_sort O Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Artigos Esportivos: uma experiência no mercado alemão
author Moraes, Mario Cesar Barreto
author_facet Moraes, Mario Cesar Barreto
Alperstedt, Graziela Dias
Laranjeira, Lilian Silvestre
author_role author
author2 Alperstedt, Graziela Dias
Laranjeira, Lilian Silvestre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mario Cesar Barreto
Alperstedt, Graziela Dias
Laranjeira, Lilian Silvestre
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de internacionalização da Mormaii Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Artigos Esportivos Ltda., entre os anos 1987 e 2005. A pesquisa qualitativa apoia-se na técnica do estudo de caso longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes da organização no Brasil, com o dirigente da empresa parceira na Alemanha e com os dirigentes de três empresas concorrentes presentes na feira Internacional ISPO Winter 2006. Já os dados secundários foram provenientes de base documental científica, da própria empresa e da mídia digital. Após coletados, os dados foram analisados quanto ao seu conteúdo e significado. Os dados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu inicialmente de acordo com o modelo de Uppsala. Posteriormente, o processo apresenta características do modelo de inovação e a partir disso foram identificadas três fases consolidadas de internacionalização vivenciadas pela organização. As duas primeiras foram emergentes, enquanto que a última fase ocorreu a partir de um processo sistemático e deliberado de atividades de expansão internacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254
10.5007/2175-8077.2009v11n25p254
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2009v11n25p254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p254/12596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 25, setembro/dezembro de 2009; 254-281
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141316149248