Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96 |
Resumo: | A segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas. |
id |
UFSC-15_a9e3bb7cf7ca62b951a8cfa1ee5db91d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38243 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercadoA segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas.Universidade Federal de Santa Catarina2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p9610.5007/2175-8077.2016v18n45p96Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 96-1082175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lucas Lopes FerreiraFreitas, Ana Augusta Ferreira2017-07-11T13:28:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38243Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2017-07-11T13:28:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
title |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
spellingShingle |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado Souza, Lucas Lopes Ferreira |
title_short |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
title_full |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
title_fullStr |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
title_full_unstemmed |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
title_sort |
Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado |
author |
Souza, Lucas Lopes Ferreira |
author_facet |
Souza, Lucas Lopes Ferreira Freitas, Ana Augusta Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Ana Augusta Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lucas Lopes Ferreira Freitas, Ana Augusta Ferreira |
description |
A segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96 10.5007/2175-8077.2016v18n45p96 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2016v18n45p96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 96-108 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435142476922880 |