Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas Lopes Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Ana Augusta Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96
Resumo: A segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas.
id UFSC-15_a9e3bb7cf7ca62b951a8cfa1ee5db91d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38243
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercadoA segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas.Universidade Federal de Santa Catarina2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p9610.5007/2175-8077.2016v18n45p96Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 96-1082175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lucas Lopes FerreiraFreitas, Ana Augusta Ferreira2017-07-11T13:28:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38243Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2017-07-11T13:28:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
title Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
spellingShingle Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
Souza, Lucas Lopes Ferreira
title_short Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
title_full Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
title_fullStr Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
title_full_unstemmed Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
title_sort Revisão da produção científica brasileira em segmentação de mercado
author Souza, Lucas Lopes Ferreira
author_facet Souza, Lucas Lopes Ferreira
Freitas, Ana Augusta Ferreira
author_role author
author2 Freitas, Ana Augusta Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas Lopes Ferreira
Freitas, Ana Augusta Ferreira
description A segmentação de mercado é um assunto central para a formação das estratégias empresarias. Conhecer sua evolução, enquanto área de pesquisa, é essencial na proposição de agendas de pesquisas futuras. Esse artigo tem como objetivo analisar o estado da arte dos trabalhos sobre segmentação de mercado no Brasil, a partir de um estudo bibliométrico. No total, 63 artigos foram analisados. Os resultados demonstram que: no Brasil a segmentação de mercado não é usada como tema central das pesquisas, o uso da segmentação de mercado é feito com o intuito principal de analisar o perfil dos pesquisados e são poucas as implicações gerenciais traçadas. Além disto, não há autores de referência no Brasil sobre o assunto, sendo um tema tratado por muitos pesquisadores, de forma descontínua. A partir da comparação com agendas de pesquisa internacionais, novas trilhas de pesquisa sobre a temática são sugeridas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96
10.5007/2175-8077.2016v18n45p96
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2016v18n45p96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p96/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Ciências da Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V.18 N.45 Agosto de 2016; 96-108
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435142476922880