A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, De Paula, Edmar Aderson Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p141
Resumo: Neste artigo analisa-se a importância da Inteligência Competitiva (IC) como uma capacidade estratégica para as organizações contemporâneas, especialmente para àquelas instaladas em ambientes caracterizados por uma intensa e dinâmica competição. A discussão acontece no contexto da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View, no inglês), uma das mais importantes correntes teóricas do campo da estratégica que busca explicar o fenômeno da vantagem competitiva a partir do controle de recursos e capacidades diferenciados pelas organizações. Como suposição inicial, acredita-se que o valor estratégico da IC está concentrado, principalmente, no conhecimento tácito dos seus profissionais e nos relacionamentos construídos ao longo do tempo (path dependence) com seus pares e tomadores de decisões estratégicas de suas respectivas organizações, uma vez que os mesmos não podem ser imitados ou desenvolvidos rapidamente pelos concorrentes, conforme sugerem os estudos de autores como Wernerfelt (1984), Nonaka e Takeuchi (1995), Barney (1986a, 1991, 2001), Dierickx e Cool (1989), Mahoney e Pandian (1992), Amit e Schoemaker (1993) e Grant (1991, 1996).
id UFSC-15_c8089cb9f0dc98c90bfce4fbf330d88c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23895
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling A Visão Baseada em Recursos da Inteligência CompetitivaNeste artigo analisa-se a importância da Inteligência Competitiva (IC) como uma capacidade estratégica para as organizações contemporâneas, especialmente para àquelas instaladas em ambientes caracterizados por uma intensa e dinâmica competição. A discussão acontece no contexto da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View, no inglês), uma das mais importantes correntes teóricas do campo da estratégica que busca explicar o fenômeno da vantagem competitiva a partir do controle de recursos e capacidades diferenciados pelas organizações. Como suposição inicial, acredita-se que o valor estratégico da IC está concentrado, principalmente, no conhecimento tácito dos seus profissionais e nos relacionamentos construídos ao longo do tempo (path dependence) com seus pares e tomadores de decisões estratégicas de suas respectivas organizações, uma vez que os mesmos não podem ser imitados ou desenvolvidos rapidamente pelos concorrentes, conforme sugerem os estudos de autores como Wernerfelt (1984), Nonaka e Takeuchi (1995), Barney (1986a, 1991, 2001), Dierickx e Cool (1989), Mahoney e Pandian (1992), Amit e Schoemaker (1993) e Grant (1991, 1996).Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p14110.5007/2175-8077.2013v15n35p141Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 141-1512175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p141/24343de Oliveira, Paulo HenriqueGonçalves, Carlos AlbertoDe Paula, Edmar Aderson Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23895Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
title A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
spellingShingle A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
de Oliveira, Paulo Henrique
title_short A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
title_full A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
title_fullStr A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
title_full_unstemmed A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
title_sort A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
author de Oliveira, Paulo Henrique
author_facet de Oliveira, Paulo Henrique
Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Paulo Henrique
Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
description Neste artigo analisa-se a importância da Inteligência Competitiva (IC) como uma capacidade estratégica para as organizações contemporâneas, especialmente para àquelas instaladas em ambientes caracterizados por uma intensa e dinâmica competição. A discussão acontece no contexto da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View, no inglês), uma das mais importantes correntes teóricas do campo da estratégica que busca explicar o fenômeno da vantagem competitiva a partir do controle de recursos e capacidades diferenciados pelas organizações. Como suposição inicial, acredita-se que o valor estratégico da IC está concentrado, principalmente, no conhecimento tácito dos seus profissionais e nos relacionamentos construídos ao longo do tempo (path dependence) com seus pares e tomadores de decisões estratégicas de suas respectivas organizações, uma vez que os mesmos não podem ser imitados ou desenvolvidos rapidamente pelos concorrentes, conforme sugerem os estudos de autores como Wernerfelt (1984), Nonaka e Takeuchi (1995), Barney (1986a, 1991, 2001), Dierickx e Cool (1989), Mahoney e Pandian (1992), Amit e Schoemaker (1993) e Grant (1991, 1996).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p141
10.5007/2175-8077.2013v15n35p141
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p141
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2013v15n35p141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p141/24343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 141-151
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141757599744